Edições anteriores
-
Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos
v. 24 n. 82 (2024) -
Educação em Contextos Humanitários
v. 24 n. 81 (2024) -
Estudos sobre educação
v. 23 n. 79 (2023) -
Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
v. 23 n. 77 (2023)O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.
-
Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas
v. 23 n. 76 (2023)O dossiê temático pretende compartilhar discussões conceituais, éticas e metodológicas emergentes de pesquisas contemporâneas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil.
-
Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
v. 22 n. 75 (2022) -
Educação profissional e tecnológica: formação e práxis
v. 22 n. 74 (2022) -
História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
v. 22 n. 73 (2022) -
Escolas criativas, complexidade e consciência planetária
v. 22 n. 72 (2022) -
A docência na educação profissional técnica e tecnológica
v. 21 n. 71 (2021) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais (volume II)
v. 21 n. 70 (2021) -
Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada
v. 21 n. 69 (2021)As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.
-
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E (AUTO)FORMAÇÃO DE MULHERES
v. 20 n. 67 (2020) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais
v. 20 n. 66 (2020) -
Estilos de aprendizagem e ensino: novas aplicações na Educação
v. 20 n. 64 (2020) -
Protagonismos femininos, cristianismo e História da Educação
v. 19 n. 63 (2019) -
Instituições escolares: discursos e experiências de inovação pedagógica na escolarização primária no século XX
v. 19 n. 61 (2019)A escola primária desempenhou papel significativo durante quase todo o século XX como lugar de aprendizagem de saberes necessários à modernização social. Esteve, sobretudo, vinculada a função civilizadora imprescindível para levar a cabo um projeto de nação que muitos governantes, lideranças políticas e educadores pretenderam e buscaram consolidar no Brasil e na Europa. Por isso, experiências inovadoras foram levadas a cabo com tal finalidade. Abordá-las da perspectiva da inovação, entendida como numa ampla acepção, que aponta, portanto, para diferentes compreensões, se entende ser necessário abordar nessa proposta de dossiê.
-
Educação digital
v. 19 n. 60 (2019) -
Educação, tecnologias e inclusão digital
v. 18 n. 58 (2018) -
Estado Democrático e Conselhos Municipais de Educação
v. 18 n. 57 (2018) -
Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias
v. 18 n. 56 (2018)Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua. -
Educação Ambiental
v. 17 n. 55 (2017) -
EDUCERE
v. 17 n. 53 (2017)Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015. -
Políticas de Educação Superior
v. 17 n. 54 (2017) -
História da Educação e Migrações
v. 17 n. 51 (2017) -
História da Educação Matemática em distintas perspectivas
v. 16 n. 49 (2016) -
Pedagogias e métodos: a matemática nos primeiros anos escolares (1880-1980)
v. 16 n. 48 (2016) -
Educação e Justiça Social
v. 16 n. 47 (2016) -
Pensamento educacional brasileiro e a formação de professores
v. 15 n. 46 (2015) -
Políticas de avaliação na formação de professores
v. 15 n. 44 (2015) -
Cultura e infância: implicações para a formação de professores
v. 14 n. 43 (2014) -
Formação de professores: interlocução universidade e educação básica
v. 14 n. 42 (2014) -
Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação
v. 14 n. 41 (2014) -
Prática pedagógica e formação docente
v. 13 n. 40 (2013) -
Políticas Educacionais em direitos humanos
v. 13 n. 39 (2013) -
Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
v. 13 n. 38 (2013) -
Pesquisa em formação de professores
v. 12 n. 37 (2012) -
Formação de professores e a prática escolar em perspectiva histórica
v. 12 n. 36 (2012) -
Didática e Formação de Professores
v. 12 n. 35 (2012) -
História das disciplinas escolares e cultura escolar
v. 11 n. 34 (2011) -
Representações sociais e formação de professores
v. 11 n. 33 (2011) -
Aprendizagem e conhecimento na formação de professores
v. 11 n. 32 (2011) -
Tecnologia na formação de professores
v. 10 n. 31 (2010) -
Formação continuada
v. 10 n. 30 (2010) -
Violência na Escola
v. 9 n. 28 (2009) -
História e políticas da educação e a formação de professores
v. 9 n. 27 (2009) -
Pós-Graduação e Pesquisa
v. 9 n. 26 (2009) -
História da Educação Matemática
v. 8 n. 25 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
v. 8 n. 24 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
v. 8 n. 23 (2008) -
Complexidade
v. 7 n. 22 (2007) -
Reforma Universitária Brasileira
v. 7 n. 21 (2007) -
Conexões do processo de aprendizagem e conhecimento
v. 7 n. 20 (2007) -
Pesquisa em educação
v. 6 n. 19 (2006) -
História da educação Matemática
v. 6 n. 18 (2006) -
Políticas e gestão da educação
v. 6 n. 17 (2006) -
Saberes Docentes
v. 5 n. 16 (2005) -
Mídia e educação olhares multimidiáticos sobre práticas educacionais
v. 5 n. 15 (2005) -
Diferentes olhares sobre a história da Educação
v. 5 n. 14 (2005) -
Educação, comunicação e tecnologia II
v. 4 n. 13 (2004) -
Educação,Comunicação ,tecnologia
v. 4 n. 12 (2004) -
Politicas e gestão da educação Superior
v. 4 n. 11 (2004) -
A didática e a nova cultura da aprendizagem
v. 4 n. 10 (2003) -
Metodologia Politica e Filosofia
v. 4 n. 9 (2003) -
Escola, formação docente,trabalho do professor
v. 4 n. 8 (2003) -
v.2, n.4,
v. 2 n. 4 (2001) -
v. 2 ,n. 3
v. 2 n. 3 (2001) -
v. 1 ,n. 2
v. 1 n. 2 (2000) -
v. 1 ,n. 1
v. 1 n. 1 (2000)