v. 24 n. 83 (2024): A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial

Publicado: 2024-12-09

Apresentação

Dossiê

  • La emergencia de la alfabetización crítica en IA La reconstrucción social de la ciudadanía en democracias bajo acecho digital

    Alejandro Artopoulos, Alejandra Lliteras
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS01
  • História e Inteligência Artificial uma análise sobre as percepções de discentes sobre a automação da pesquisa e do ensino em História.

    André Luiz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS02
  • Inteligência Artificial em Contextos Restritos de Recursos uma revisão no ensino de ciências

    Osmundo Rocha Claudino, Diego Dermeval, Luiz Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS03
  • Representações de mães com filhos análises das interpretações do ChatGPT

    Carine Bueira Loureiro, Fábio Yoshimitsu Okuyama
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS04
  • A inteligência artificial na educação será o professorado substituível?

    Candido Alberto Gomes, Carlos Ângelo de Meneses Sousa, Maria Cecília Fierro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS05
  • Educação tecnológica na era da plataformização a Academia Cisco

    Edgar Roberto Kirchof, Vital Pereira dos Santos Junior, Augusto Russini
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS06
  • Aperfeiçoamento educativo ou gestão comunicacional? Sobre o significado pedagógico da plataformização para a educação

    Juliana Rossi Duci, Luiz Antônio Calmon Nabuco Lastória, João Mauro Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS07
  • Neoliberalismo e a constituição de professores de Matemática na sociedade infocrática da sedução

    Fernando Fogaça, Fernanda Wanderer
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS08
  • Colonialismo Digital desafios para a educação das mulheres numa perspectiva decolonial

    Elisangela Hahn dos Santos Santiago, Jaci de Fatima Souza Candiotto, Leoncio Santiago
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS09
  • Dimensões para formações críticas frente às tecnologias orientadas por dados

    Jaciara de Sá Carvalho, Roberto Cardoso Freire da Silva
  • Go with the flow? Professor, Influencer e a crise no sistema de peritos

    Moysés Pinto Neto
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS11
  • Educação das infâncias no YouTube problematizações a partir da parceria “Felipe Neto e Minecraft”

    Daniela Ripoll, Bianca Salazar Guizzo, Joici Oliveira Ferreira Rocha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS12
  • TecnoContos ficções sonoras, tecnologias e educação

    Tania Lucía Maddalena
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.DS13

Artigos

  • O futuro do professor é online? Implicações políticas, sociais e pedagógicas

    Elaine Conte, Patrícia Gusmão Maciel, Amarildo Luiz Trevisan
  • Projeto CONNECT e a contribuição das tecnologias digitais na formação continuada de professores

    Patrícia Lupion Torres, Raquel Pasternak Glitz Kowalski, Regina Liberato Shibuta
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO02
  • “Em suaves preceitos” conselhos para a formação católica feminina nos finais do século XIX

    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Maria Teresa Santos Cunha
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO03
  • Livro didático na Educação Infantil Perspectivas e expectativas das professoras

    Débora Figueiredo, Geisa Magela Veloso
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO04
  • Estudo comparado do financiamento de políticas de ampliação da jornada escolar no Brasil e no Uruguai

    Carlos Antônio Diniz Júnior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO05
  • Doutrina social da Igreja um novo paradigma de gestão às Instituições de Educação Superior no Brasil

    Valdir Borges, Sirley Terezinha Filipak, Jairo de Sousa Coelho
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO06
  • Gestão municipal da escola rural em Londrina/PR (1949-1992)

    Gabriela da Silva Sacchelli, Tony Honorato
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO07
  • Educação, democracia e modernidade no movimento dos pioneiros da Educação Nova (Brasil, 1932/1959)

    Carlos Renato Carola, Mário Henrique Leite Souza
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO08
  • A crítica ao humanismo como ideologia na educação

    Alessandro de Melo, Ana Claudia Marochi
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO09