Doutrina social da Igreja

um novo paradigma de gestão às Instituições de Educação Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO06

Resumo

Observando o cenário atual acerca das questões sociais, econômicas e políticas, em que se acirram posicionamentos à sombra de um mundo fechado ao diálogo, investigamos a problemática da Doutrina Social da Igreja (DSI) como impulsionadora de um novo paradigma de gestão humanizadora para as Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil. Objetivamos demonstrar que a DSI, um corpo doutrinário da Igreja Católica, impregnado de um humanismo solidário, pode servir de inspiração e paradigma à gestão às IES no Brasil.  A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e documental, cujo referencial teórico está baseado em PARO (2007), SÍVERES (2007), VIEIRA (1997), LÜCK (2006), LIBÂNEO (2002), entre outros. Além disso, o patrimônio do Magistério da Igreja, o projeto educativo de Francisco (SAYAGO, 2019). O principal resultado seria a união de forças de toda a sociedade em renovar a paixão pelo ensino, para repensarmos uma nova agenda para o gerenciamento na educação. Em conclusão, a DSI pode colaborar no processo de humanização da gestão das IES no Brasil, rompendo todas as fronteiras em favor de uma grande aliança educacional que reconstrua o tecido das relações educacionais, impregnando nas IES um humanismo solidário pautado no bem comum.

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Biografia do Autor

Valdir Borges, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutor em Educação.

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1983), Mestrado em Educação Recursos Humanos e Educação Permanente pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011).

Jairo de Sousa Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em educação.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Borges, V., Filipak, S. T., & Coelho, J. de S. (2024). Doutrina social da Igreja: um novo paradigma de gestão às Instituições de Educação Superior no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 24(83). https://doi.org/10.7213/1981-416X.24.083.AO06