Instruções aos Autores

A Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área. O foco do tema que compõe o dossiê de cada um dos números da Revista é definido pelo Comissão Editorial e divulgado com antecedência na página on-line da Revista.

INDICAÇÕES GERAIS

Quanto aos autores:

  1. A Revista Diálogo Educacional (RDE) publica textos de autores com titulação mínima de doutor. Textos de mestres e doutorandos serão analisados desde que em coautoria com o orientador.
  2. Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores e instituições, após a publicação de artigo na revista, os autores deverão aguardar, no mínimo, 1 ano para publicar outro artigo no periódico.
  3. O autor que tiver publicado pela Revista Diálogo Educacional (RDE) se compromete a ser avaliador de artigos nas edições futuras.
  4. Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores (1 autor e 2 coautores). No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo três), o número identificador (ID) do ORCID, o endereço URL do cadastro na Plataforma Lattes, os endereços institucionais, o resumo da biografia dos autores e o e-mail do autor indicado para correspondência.

Quanto aos trabalhos submetidos:

  1. Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a avaliação simultânea em outros periódicos. Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis para a Revista Diálogo Educacional. Os artigos submetidos à RDE são direcionados à ferramenta de detectores de plágio e autoplágio disponíveis na editora PUCPRESS. Essa avaliação poderá resultar em recusa inicial do artigo, quando as similaridades representarem não ineditismo do trabalho em relação a suas bases teórico-metodológicas e ou a seus resultados.
  2. Em caso de trabalhos frutos de teses de doutorado, em que há muito semelhança com a tese, solicitaremos que seja incluída a seguinte nota: "Este artigo é fruto da tese de doutorado “____”, apresentada em ____ ao Programa de Pós-Graduação em ____ da Universidade _____. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2023.
  3. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores.
  4. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto, com tradução para o inglês e o espanhol. Se o texto for em língua estrangeira, uma tradução deve ser feita para o português.
  5. Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.
  6. Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.
  7. Artigos submetidos à Comissão Editorial da Revista. Os manuscritos submetidos serão avaliados pelo editor da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação por pares externos à Instituição (peer review). Após essa triagem, os artigos recebidos serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação pelos pares (peer review).
  8. Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passarão por revisão, editoração e publicação. Nessa etapa, os textos poderão ser reenviados aos autores para ajustes, quando for o caso.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para publicação na RDE são observados os seguintes critérios:

  • atendimento ao foco e escopo da Revista Diálogo Educacional; 
  • relevância para a área de educação;
  • consistência e rigor teórico conceitual;
  • articulação entre objetivo, fundamentação teórico-metodológica, análise e conclusão de dados;
  • bibliografia pertinente e atualizada;
  • originalidade e contribuições para a área educacional; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT. 

Os resultados serão expressos como: Aceito; Revisões requeridas; Não aceito

Do texto aceito, poderá ser solicitada ao(s) autor(es) a tradução para a língua inglesa. 

Ética na pesquisa

Cabe aos autores declarar respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos, conforme normas em vigor. A declaração deverá ser expressa por ocasião da submissão do artigo, em campo específico incluído na plataforma de submissão. É necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.). É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa (instituições e/ou pessoas) salvo nos casos em que haja permissão para a identificação. Essas medidas cabem para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

Formatação e outras convenções:

Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento (ou outra denominação), Conclusão/Considerações finais e Referências.

A formatação do artigo deverá seguir o template de publicação disponível no site. "TEMPLATE DE PUBLICAÇÃO"

título em português (na língua do manuscrito), inglês e espanhol com número máximo de 15 palavras. 

resumo, o abstract e o resumen, contendo entre 200 e 250 palavras, deverá ser digitado em parágrafo único, com espaçamento simples. Recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Ao final, deverá apresentar de três a cinco palavras-chave separadas por ponto (.). O mesmo deverá ser feito com as Keywordse as palabras-clave. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. 

Os artigos deverão ter de 35.000 60.000 caracteres com espaço, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. 

O arquivo contendo o trabalho a ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.

Do manuscrito devem ser retiradas quaisquer referências ou marcas que possam identificar a autoria do trabalho. Qualquer tipo de identificação acarretará a rejeição do manuscrito. 

Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png.

As citações deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Autor (ano) ou (Autor, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (Autor; Autor, ano). 

Para citações longas (mais de 3 linhas) utilizar o modelo do template.

Para as referências, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).