Instruções aos Autores

A Revista Diálogo Educacional é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área. O foco do tema que compõe o dossiê de cada um dos números da Revista é definido pelo Comissão Editorial e divulgado com antecedência na página on-line da Revista.

INDICAÇÕES GERAIS

Orientações aos autores e autoras

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores e autoras.

  1. Se a identificação de autoria foi removida do texto e das “Propriedades do arquivo”, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.
  2. Se a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  3. Se as URLs para as referências foram informadas e estão ativas.
  4. Se os microdados dos autores estão preenchidos, contendo todas as informações solicitadas.
  5. Se o texto segue os padrões de estilo no formato do template do periódico: template RDE.
  6. Toda correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para [email protected].

Ética em Pesquisa

A Revista Diálogo Educacional tem compromisso firmado com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE) (disponível em: https://publicationethics.org/). Cabe aos autores declararem respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos, conforme normas em vigor. A declaração deverá ser expressa por ocasião da submissão do artigo, em campo específico incluído na plataforma de submissão. No caso de pesquisa com seres humanos, apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa e uma declaração escrita, assinada por todos os autores, da qual conste que os participantes e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, tendo sido preenchido e assinado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes. É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa (instituições e/ou pessoas) salvo nos casos em que haja permissão para a identificação. Essas medidas cabem para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições. 

 

Sobre os autores

  1. A Revista Diálogo Educacional (RDE) publica artigos científicos e trabalhos de revisão de autores com titulação mínima de doutor. Textos de mestres e doutorandos serão analisados desde que em coautoria com o orientador.
  2. Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores e instituições, após a publicação de artigo na revista, os autores deverão aguardar, no mínimo, 1 ano para publicar outro artigo no periódico. No caso de publicação de artigos de docentes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o percentual deverá ser inferior a 10% do total de artigos publicados.
  3. O autor com titulação de doutor que tiver publicado pela Revista Diálogo Educacional (RDE) se compromete a ser avaliador de artigos nas edições futuras.
  4. Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores (1 autor e 2 coautores). No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores e coautores, o número identificador (ID) do ORCID, o endereço URL do cadastro na Plataforma Lattes, os endereços institucionais, o resumo da biografia dos autores e o e-mail do autor indicado para correspondência. Em caráter excepcional, poderão ser admitidos 4 autores, desde que esteja evidenciada na pesquisa e no texto a necessária participação de todos os autores, o motivo esteja justificado e tenha sido aceito pelo Comitê Editorial da revista. Sem o preenchimento dessas informações, o artigo será preliminarmente rejeitado.
  5. O arquivo do trabalho, ao ser anexado, não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es). Os dados de autoria e demais informações devem ser preenchidos no momento da submissão. A definição de autoria deve ser clara e todos os autores devem ter contribuído para a concepção do projeto, a realização da pesquisa e a redação do artigo de forma significativa. Após o início do processo editorial, não serão realizadas mudanças na autoria.
  6. Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento institucional ou pessoal que contribuíram para a realização do estudo As agências de fomento brasileiras exigem que constem em nota de rodapé e, se possível, o número do processo.
  7. Para publicação na RDE são observados os seguintes critérios:
    • atendimento ao foco e escopo da Revista Diálogo Educacional;
    • relevância para a área de educação;
    • consistência e rigor teórico conceitual;
    • articulação entre objetivo, fundamentação teórico-metodológica, análise e conclusão de dados;
    • bibliografia pertinente e atualizada, preferencialmente quanto aos últimos dez anos;
    • originalidade e contribuições para a área educacional; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT.
  8. Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos a avaliação simultânea em outros periódicos. Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis para a Revista Diálogo Educacional. Os artigos submetidos à RDE são direcionados ao iThenticateferramenta detectora de plágio e autoplágio disponível na editora PUCPRESS.
  9. Em caso de trabalhos frutos de teses de doutorado, em que há muita semelhança com a tese, solicitaremos que seja incluída a seguinte nota: "Este artigo é fruto da tese de doutorado “____”, apresentada em ____ ao Programa de Pós-Graduação em ____ da Universidade _____. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2023.
  10. Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol, desde que estejam acompanhados pela respectiva tradução em português, e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto, com tradução para o inglês e o espanhol. Observar as orientações sobre publicação em dois idiomas, após aceitação do artigo, constantes da política de idiomas da Revista.
  11. Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa.
  12. Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade e a critério da Comissão Editorial.

Avaliação dos artigos

A Revista Diálogo Educacional – RDE adota o sistema de avaliação duplo-cego por pares (double blind peer review), utilizando-se da plataforma Open Journal Systems (OJS). Sendo assim, os artigos devem ser inseridos na plataforma sem a identificação de autoria ou de qualquer outra informação que possa identificar a autoria.

A primeira fase da avaliação tem por objetivo verificar se a submissão está alinhada com o foco e o escopo da revista e se atende às normas de submissão, formatação e não identificação da autoria, conforme orientações fornecidas na seção Diretrizes aos Autores e no template. Caso o artigo não atenda a esses requisitos, será preliminarmente recusado. Essa fase será realizada pelo editor-chefe.

A segunda fase consiste no envio dos manuscritos, sem identificação, para no mínimo dois pareceristas cadastrados na RDE. Os pareceristas serão indicados pelo editor-chefe e deverão possuir formação e produção científica aderente ao manuscrito que irão avaliar, bem como ausência de conflito de interesses. Os avaliadores deverão enviar os pareceres pelo sistema da revista, no qual está disponível o formulário para avaliação.

Na hipótese de os pareceres serem divergentes quanto à decisão, o editor-chefe encaminhará o artigo para um terceiro parecerista, de acordo com os mesmos critérios.

A decisão poderá resultar em “aceitar”, “correções obrigatórias”, “submeter novamente para avaliação” ou “rejeitar”, de acordo com o que segue:

  1. Aceitar – o manuscrito poderá ser publicado conforme apresentado, os autores são comunicados da decisão e recebem os pareceres dos avaliadores e a submissão segue o processo editorial.
  2. Correções obrigatórias – o manuscrito necessita de revisões, o que é comunicado aos autores, com envio dos pareceres dos avaliadores, para que, no prazo de 20 dias, apresentem nova versão com as alterações realizadas. Essas alterações serão avaliadas e, se atenderem ao contido nos pareceres, o manuscrito poderá ser publicado, seguindo o processo editorial.
  3. Submeter novamente para avaliação – uma nova versão do texto será apresentada, com as alterações recomendadas, e passará por nova rodada de avaliação por pares. O prazo de 30 dias deve ser observado para apresentação da nova versão com as alterações realizadas.
  4. Rejeitar – o manuscrito precisa ser totalmente modificado, sendo necessárias alterações complexas ou profundas. Nesse caso, havendo dois pareceres pela rejeição do artigo, essa decisão será comunicada, com envio das razões que a justificaram.

Após o aceite para publicação, o artigo será reenviado ao(s) autor(es) para as devidas correções e normalizações exigidas pelo periódico. O editor-chefe coordena as informações entre os autores e os pareceristas, cabendo-lhe a decisão final sobre quais artigos serão publicados, com base nas recomendações feitas pelos revisores. O tempo médio estimado entre a submissão de um artigo e a primeira resposta da avaliação por pares é de cinco meses, com base na duração dos processos editoriais das últimas edições da revista. Esse período, no entanto, poderá variar, dependendo da quantidade de artigos em avaliação e em edição, do fluxo de trabalhos submetidos e da disponibilidade e agilidade dos avaliadores. A Revista Diálogo Educacional mantém uma taxa de rejeição de artigos de 35%.

Formatação e outras convenções:

Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento (ou outra denominação), Conclusão/Considerações finais e Referências. A formatação do artigo deverá seguir o template de publicação disponível no site. -> "TEMPLATE DE PUBLICAÇÃO". O título em português (na língua do manuscrito), inglês e espanhol com número máximo de 15 palavras. O resumo, o abstract e o resumen, contendo entre 200 e 250 palavras, deverá ser digitado em parágrafo único, com espaçamento simples. Recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Ao final, deverá apresentar de três a cinco palavras-chave separadas por ponto (.). O mesmo deverá ser feito com as Keywords e as palabras-clave. Os artigos deverão ter de 35.000 a 60.000 caracteres com espaço, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O arquivo contendo o trabalho a ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word. Do manuscrito devem ser retiradas quaisquer referências ou marcas que possam identificar a autoria do trabalho. Qualquer tipo de identificação acarretará a rejeição do manuscrito. Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png. As citações deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Autor (ano) ou (Autor, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (Autor; Autor, ano). Para citações longas (mais de 3 linhas) utilizar o modelo do template. Para as referências, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizadas.