v. 25 n. 87 (2025): Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.

					Visualizar v. 25 n. 87 (2025): Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.

Continuamente, precisamos repensar como dizemos, escrevemos e pensamos os currículos e as infâncias, assim propomos neste dossiê rasgar os sentidos postos sobre currículos e infâncias para habitar a linguagem de uma outra forma, disputando sentidos sobre aquilo que chamamos de realidade. Assim como a vida, os currículos e as infâncias pulsam e não param de se movimentar, escapando, de alguma maneira, do já previsto. Sendo assim, os artigos deste dossiê não buscam instaurar de uma vez por todas os sentidos e significados sobre esses temas, mas mobilizar o pensamento para que outras formas de dizer sejam inauguradas.

Publicado: 2025-12-10

Apresentação

  • Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações

    Danilo Araújo de Oliveira, Constantina Xavier Filha, Rita de Cassia Prazeres Frangella, Monica Vallejo Ruiz, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    1653-1661
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AP01

Dossiê

  • Interações e brincadeiras o currículo das infâncias como experiências do “não ver”

    Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    1662-1676
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01
    Traduções deste artigo:  English 
  • Interactions and play childhood curriculum as experiences of the 'unseen'

    Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    1677-1691
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Interações e brincadeiras
  • Brincar de fazer cinema com crianças práticas curriculares feitas de sonhos, filmes e vida

    Constantina Xavier Filha
    1692-1705
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02
    Traduções deste artigo:  English 
  • Playing at making movies with children curricular practices made of dreams, films and life

    Constantina Xavier Filha
    1706-1718
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Brincar de fazer cinema com crianças
  • Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros

    Marcos Vinicius Francisco, Poliana Hreczynski Ribeiro, Luana Graziela da Cunha Campos
    1719-1734
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03
    Traduções deste artigo:  English 
  • Conceptions of childhood, play and interaction in Brazilian state curricula

    Marcos Vinicius Francisco, Poliana Hreczynski Ribeiro, Luana Graziela da Cunha Campos
    1735-1749
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros
  • Entre a convocação e a escolha a adesão ao PNLD 2022 como dispositivo de colonização curricular na educação infantil

    Isabele Lacerda Queiroz
    1750-1766
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS04
    Traduções deste artigo:  English 
  • Between summoning and choice adherence to the PNLD 2022 as a device of curricular colonization in early childhood education

    Isabele Lacerda Queiroz
    1767-1783
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS04EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Entre a convocação e a escolha
  • Infância nacionalizada tensões do discurso do “nacional” na BNCC e a política curricular de formação de sujeitos

    Phelipe Florez Rodrigues, Lhays Marinho da Conceição Ferreira
    1784-1795
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05
    Traduções deste artigo:  English 
  • Nationalized Childhood Tensions of the “National” Discourse in the BNCC and the Curricular Policy of Subject Formation

    Phelipe Florez Rodrigues, Lhays Marinho da Conceição Ferreira
    1796-1807
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Infância nacionalizada
  • Políticas Curriculares para a Educação Infantil influências globais e traduções locais no Brasil e Portugal

    Daniela Neto Oliveira Peixer, Roseli Nazário
    1808-1823
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curricular Policies for Early Childhood Education Global Influences and Local Translations in Brazil and Portugal

    Daniela Neto Oliveira Peixer, Roseli Nazário
    1824-1838
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Políticas Curriculares para a Educação Infantil
  • Experienciar, esperienciando inspirações derridianas para outras evidências científicas

    Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho
    1839-1849
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07
    Traduções deste artigo:  English 
  • Experiencing, esperiencing derridean inspirations for other scientific evidence

    Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho
    1850-1860
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Experienciar, esperienciando
  • Desenhando currículos com a experiência da infância

    Sammy Lopes
    1861-1871
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08
    Traduções deste artigo:  English 
  • Drawing curriculums with the times of childhood experience

    Sammy Lopes
    1872-1882
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Desenhando currículos com a experiência da infância
  • Currículos-Experimentação forças que engendram aprendizagens diferenciais na educação infantil

    Tania Delboni, Ana Paula Holzmeister
    1883-1893
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS09
    Traduções deste artigo:  English 
  • Experimental curricula forces that engender differential learning in early childhood education

    Tania Delboni, Ana Paula Holzmeister
    1894-1904
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS09EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículos-Experimentação
  • Bordas e tramas de um currículo vagamundo na Educação Infantil

    Mariana Cristina Pedrassa, Eduardo Pereira Batista
    1905-1919
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS10
    Traduções deste artigo:  English 
  • Edges and weavings of a vagamundo curriculum in Early Childhood Education

    Mariana Cristina Pedrassa, Eduardo Pereira Batista
    1920-1934
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS10EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Bordas e tramas de um currículo vagamundo na Educação Infantil
  • Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?

    Gabriela Venturini, Maria Alice Gouvêa Campesato, Elisandro Rodrigues
    1935-1948
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curriculum and childhood how have we welcomed newcomers to the world?

    Gabriela Venturini, Maria Alice Gouvêa Campesato, Elisandro Rodrigues
    1949-1961
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?
  • Currículo em chamas Fahrenheit 451, o controle e o silenciamento da infância

    Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Gianni Marcela Ferreira Boechard, Robson Loureiro
    1962-1977
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curriculum on Fire Fahrenheit 451, the Control and Silencing of Childhood

    Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Gianni Marcela Ferreira Boechard, Robson Loureiro
    1978-1992
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículo em chamas
  • Entre o estranho e o familiar Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans

    João Paulo de Lorena, Marlucy Alves Paraíso
    1993-2019
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13
  • Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos

    Allan Rodrigues, Luis Paulo Borges, Perseu Silva
    2020-2033
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14
  • Literatura negroafetiva antirracismo, resistências e afetos possíveis em livros literários para crianças

    Iara Tatiana Bonin, Amanda Mendonça Rodrigues
    2034-2050
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15
    Traduções deste artigo:  English 
  • African-affective Literature Anti-Racism, Resistance, and Possible Affections in Children's Literary books

    Iara Tatiana Bonin, Amanda Mendonça Rodrigues
    2051-2067
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Literatura negroafetiva
  • Estar entre muros infâncias plurais e os currículos que se produzem nas instituições de acolhimento

    Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    2068-2082
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16
    Traduções deste artigo:  English 
  • Being between walls plural childhoods and the curricula produced in school institutions

    Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    2083-2097
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Estar entre muros
  • Corpos, currículos e infâncias Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação

    Lorena Carmo, Luana Carneiro Bezerra
    2098-2110
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17
    Traduções deste artigo:  English 
  • Bodies, Curricula, and Childhoods Experimentations with Movements in Becoming-Child as an Inventive Possibility in Education

    Lorena Carmo, Luana Carneiro Bezerra
    2111-2122
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Corpos, currículos e infâncias
  • Currículos para as infâncias disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores

    Clarice Martins de Souza Batista, Evellyn Ledur da Silva, Raquel Aline Zanini
    2123-2138
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curricula for children disputes, resistance, and the creation of a possible emancipatory, anti-racist, and teacher-valuing education

    Clarice Martins de Souza Batista, Evellyn Ledur da Silva, Raquel Aline Zanini
    2139-2153
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículos para as infâncias
  • Cinema nos currículos para as infâncias possibilidades e aproximações pedagógicas

    Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos
    2154-2168
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19
    Traduções deste artigo:  English 
  • Cinema in childhood curricula possibilities and pedagogical connections

    Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos
    2169-2182
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Cinema nos currículos para as infâncias
  • Gênero, diferença e escola no currículo cultural de um filme de animação

    Roney Polato de Castro
    2183-2198
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS20
  • Muros da Escola pensamento e invenção na união entre escola, infância e filosofia

    Thalia Lopes da Silva, Paula Corrêa Henning, Gisele Ruiz Silva
    2199-2212
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21
    Traduções deste artigo:  English 
  • Walls of the School Thought and Invention in the Union Between School, Childhood, and Philosophy

    Thalia Lopes da Silva, Paula Corrêa Henning, Gisele Ruiz Silva
    2213-2225
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Muros da Escola

Artigos

  • As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior

    Kelly Alencar Froes Fonseca, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
    2226-2242
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01
    Traduções deste artigo:  English 
  • Strategies for reading in the process of establishing blind readers in Higher Education

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Kelly Alencar Froes Fonseca
    2243-2259
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior
  • O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem o que dizem as evidências científicas?

    Claudelí Mistura Corrêa, Silvana Neumann Martins
    2260-2277
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02
    Traduções deste artigo:  English 
  • The use of active teaching methodologies in Nursing what does the scientific evidence say?

    Claudelí Mistura Corrêa, Silvana Neumann Martins
    2278-2293
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem
  • “O Coco chegou!” brincando o coco alagoano com crianças pequenas em contexto de educação infantil

    Lenira Haddad, Miraíra Noal Manfroi
    2294-2314
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03
    Traduções deste artigo:  English 
  • “Coco has arrived!” playing with the Coco from Alagoas with young children in an early childhood education context

    Lenira Haddad, Miraíra Noal Manfroi
    2315-2334
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  “O Coco chegou!”
  • A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal

    Evelise Maria Labatut Portilho, Doris Beraldo, Giovani de Paula Batista
    2335-2346
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04
    Traduções deste artigo:  English 
  • Metacognitive methodology in meta-formation with university students from Brazil and Portugal

    Evelise Maria Labatut Portilho, Doris Beraldo, Giovani de Paula Batista
    2347-2357
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal
  • O impacto do aprimoramento docente na integração da educação ambiental em planejamentos dos Anos Iniciais

    Marilda de Souza, Rivail Vanin de Andrade
    2358-2377
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.A005
  • Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire

    Valdir Borges, Peri Mesquida, Juliana Battistus
    2378-2391
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06
    Traduções deste artigo:  English 
  • Education, democracy, ethics and social transformation in Paulo Freire

    Juliana Battistus, Peri Mesquida, Valdir Borges
    2392-2405
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire
  • Projeto Alfaletrar uma experiência inovadora de formação para o desenvolvimento profissional docente em Lagoa Santa-MG

    Márcia Vânia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira Mendes
    2406-2421
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07
    Traduções deste artigo:  English 
  • Alfaletrar Project an innovative education experience of continuing education for professional teacher development in Lagoa Santa - MG

    Márcia Vânia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira Mendes
    2422-2437
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Projeto Alfaletrar