v. 25 n. 84 (2025): Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional. 

 

 

Publicado: 2025-03-18

Apresentação

  • Ensino Médio e Projeto de Vida pelas Representações Sociais

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AA01
    Clarilza Prado de Sousa , Romilda Teodora Ens , Dorra Ben Alaya , Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    01-08

Dossiê

  • A governamentalidade neoliberal em discursos sobre o Projeto de Vida do novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS01
    Patrícia Diógenes de Melo , Francisco Vieira da Silva
    09-25
  • Posso escolher meu futuro? A reforma do Ensino Médio e o componente curricular Projeto de Vida

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS02
    José Luis de Oliveira, Clariza Prado de Sousa, Romilda Teodora Ens
    26-39
  • Cartografias do Projeto de Vida: subjetividades, controles e resistências no Novo Ensino Médio

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS03
    Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    40-55
  • Revista Nova Escola e o Projeto de Vida: Ajustamento ao Capital e a construção da Hegemonia sobre as juventudes

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS04
    Pedro Paulo Baruffi, Maria Lourdes Gisi
    72-85
  • Empreender para (sobre) viver: o estado da arte do novo ensino médio e a legitimação de um Projeto de Vida

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS05
    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Luciane Guimarães Batistella Bianchini
    86-105
  • Educação sob a égide do neoliberalismo: Projeto de Vida e a fragilização da formação integral

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS06
    Adriege Matias Rodrigues, Regina Alice Rodrigues Araújo Costa, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
    106-122
  • O Ensino Médio e suas incertezas: Representações Sociais e a construção de Projetos de Vida

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS07
    Sandra Lúcia Ferreira, Profª Drª Simone Oliveira Andrade Silva
    123-138
  • Representações sociais de professores da Amazônia paraense sobre a perspectiva de Projeto de Vida para jovens do ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS08
    Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Emina Márcia Nery dos Santos, Francisco Willams Campos Lima
    139-152
  • Projetos de vida e representações sociais de Ensino Médio para estudantes: uma articulação com a abordagem dialógica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS09
    Leonor M Santana, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Gladis Camarini
    153-172
  • O penduricalho do projeto de vida no novo Ensino Médio Gaúcho o proposto pelo Referencial Curricular Gaúcho e o vivido pelos estudantes

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS10
    Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero, Caroline Simon Bellenzier, Junior Bufon Centenaro
    173-191
  • Projetos e vida: narrativas de egressos do Ensino Médio Integral do estado de São Paulo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS11
    Renata Helena Pin Pucci, Flávia Shirakashi Seimandi, Luciana Haddad Ferreira
    192-207
  • O Projeto de Vida na educação básica: educação sensível e humanidades em perspectiva à obra de Lise Bourbeau

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS12
    Arminda Almeida da Rosa , Arnaldo Nogaro
    208-226
  • As identidades do professor de inglês no ensino médio integral: entre a língua estrangeira e o projeto de vida

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS13
    Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Dr. Thadeu Teles
    227-240
  • O Novo Ensino Médio e a doutrinação ultraliberal nas escolas públicas paranaenses

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.DS14
    Silvio Borges da Silva Junior, Paulino Orso
    241-257

Artigos

  • Reflexões sobre a formação de professores e o ensino de temas de Geociências na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO01
    Pedro Henrique Bonini da Silva , Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    258-271
  • A Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores de música no Brasil: concepções e influências

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO02
    Tadeu Malaquias, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    272-290
  • Dialogicidade na docência: uma ferramenta para o protagonismo do sujeito na educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO03
    Angelo Vandiney Cordeiro, Celso Kraemer
    291- 304
  • A disciplina de Didática em Licenciaturas em Pe-dagogia no Brasil: um estudo por amostragem

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO04
    Osmar Hélio Araújo, Ivan Fortunato, Emerson Augusto de Medeiros
    305-319
  • DECOLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: transformações no currículo, na formação docente e nas práticas avaliativas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO05
    Raimundo Santos de Castro
    320-334
  • A feminização do magistério no Paraná: anos finais do século XIX

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO06
    Alexandra Ferreira Martins Ribeiro
    335-352
  • Aprendizagem social e desenvolvimento profissional: as comunidades de prática de trabalhadores da educação education workers’ communities of Practice

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.084.AO07
    Nathália Bastos, Luciana Mourão
    353-371