v. 25 n. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

					Visualizar v. 25 n. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

Publicado: 2025-06-27

Apresentação

  • Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AP00
    Rodrigo Saballa de Carvalho, André da Silva Mello, Irene Moya Mata, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    372-379

Dossiê

  • “Hands up, ma’am, this is a robbery!” Interpretive reproduction in sociodramatic role playing experienced in preschool

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01
  • “Mãos ao alto, madame, isso é um assalto!”: a reprodução interpretativa em uma brincadeira sociodramática vivenciada na pré-escola

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01PT
    Rodrigo Saballa de Carvalho
    Traduções deste artigo:  English 
    394-408
  • Brincadeiras e interações na creche a potência dos encontros entre bebês e suas educadoras

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS02
    Viviane dos Reis Silva, Tacyana Karla Gomes Ramos
    409-425
  • O brincar na Educação Infantil estar com amigos, interagir e se apropriar do mundo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS03
    Leidiane Aparecida dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    426-443
  • “E não é que acabei gostando desse lugar!” os impactos das interações e da brincadeira na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS04
    Fernanda Ferreira de Oliveira
    444-461
  • Corpo-narrativa brincadeiras e interações de bebês com os livros na creche

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS05
    Fernanda Gonçalves, Márcia Buss-Simão, Eliane Santana Dias Debus
    462-481
  • Between Disputes and Discoveries Situations of conflict in young children’s plays in Early Childhood Education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06
    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Entre disputas e descobertas
    482-496
  • Entre disputas e descobertas situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PT
    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    Traduções deste artigo:  English 
    497-512
  • Ludic-aggressive play in Early Childhood Education hild and adult logic in dispute

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07
    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil
    513-525
  • Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil lógicas infantis e adultas em disputa

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07PT
    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    Traduções deste artigo:  English 
    526-539
  • "Bateu o sinal. Tá na hora de brincar!" As percepções produzidas pelas crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS08
    Caroline Caciano, Denise Madeira de Castro e Silva
    540-555
  • Children’s narratives about play in the context of transition from pre-school to the first elementary school year

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09
    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental
    573-588
  • Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09PT
    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    Traduções deste artigo:  English 
    556-572
  • Playful Interactions in Early Childhood Education Yards and Rural Spaces: Confluences and Propositions in Research Confluences and Propositions in Research

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10
    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo
    589-602
  • Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo confluências e proposições em pesquisas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10PT
    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    Traduções deste artigo:  English 
    603-616
  • Children’s participation in the curricular production of early childhood education through playful activities and interactions

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11
    Vanessa Guimarães , André da Silva Mello
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações
    617-632
  • A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11PT
    Vanessa Guimarães , André da Silva Mello
    Traduções deste artigo:  English 
    633-648
  • Enfrentamentos das crianças aos scripts de gênero no cotidiano da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS12
    Jéssica Tairâne de Moraes, Jane Felipe
    649-662
  • Processos (de)coloniais relacionados às infâncias o brincar ao ar livre na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PT
    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    Traduções deste artigo:  English 
    663-677
  • (De)colonial processes related to childhoods playing outdoors in early childhood education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13
    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Processos (de)coloniais relacionados às infâncias
    678-693
  • Ambiente educador e imaginação material relações que se tecem no brincar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS14PT
    Julia Marianno Marques Rezende, Eliana Ayoub
    709-724
  • “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15PT
    Elisa Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    Traduções deste artigo:  English 
    725-738
  • “My backyard is bigger than the world...” play as experienced by early childhood education teachers

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15
    Elisa Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil
    739-752

Artigos

  • Un taller de mimo y expresión corporal en la formación inicial del profesorado de Educación Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO01
    Carla Fernández-Garcimartín, Víctor Manuel López-Pastor, Teresa Fuentes-Nieto
    753-766
  • Teachers with Physical Disabilities in the Brazilian Educational Scenario A Systematic Review

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02
    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro
    767-778
  • Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02PT
    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    Traduções deste artigo:  English 
    779-791
  • Crafts, Affections, and Wisdoms Evaluation of a Continuing Education Program for Basic Education Teachers

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03
    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Artesanias, afetos e sabedorias
    792-807
  • Artesanias, afetos e sabedorias avaliação de um programa de formação continuada de professores de educação básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03PT
    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    Traduções deste artigo:  English 
    808-823
  • Inclusive education and the ninth art ossible mediation in the school-family relationship

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04
    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação inclusiva e nona arte
  • Educação inclusiva e nona arte possível mediação na relação escola-família

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04PT
    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    Traduções deste artigo:  English 
    842-859
  • Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PT
    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    Traduções deste artigo:  English 
    860-880
  • Teaching and Learning of Environmental Education teachers' perceptions on continuing education in school

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05
    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental
    860-880
  • O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino o que apontam as pesquisas (2005 a 2022)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06PT
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    Traduções deste artigo:  English 
    901-921
  • The closure of multigrade schools in rural territories what the research shows (2005–2022)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino
    922-941
  • Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07PT
    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    Traduções deste artigo:  English 
    942-960
  • Social inequality and the possible impacts on Pará state High School offering in the city of Belém-PA

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07
    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA
    942-960
  • Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PT
    Iasmin da Costa Marinho , Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    Traduções deste artigo:  English 
    978-994
  • A review of international literature on educational inequalities and school management

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08
    Iasmin da Costa Marinho , Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar
    995-1010
  • Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09
    Francisauro Fernandes da Costa, Érica de Souza e Souza, Heloisa da Silva Borges
    1011-1024
  • Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10PT
    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    Traduções deste artigo:  English 
    1025-1036
  • Sociological reflections for what? With Indigenous Academics, in an Amazonian University Context

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10
    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense
    1037-1048