CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026
Prezados(as) autores(as)
Seguem as chamadas para os dossiês que estamos organizando para o ano de 2026.
Aguardamos sua participação.
Saiba mais sobre CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026Prezados(as) autores(as)
Seguem as chamadas para os dossiês que estamos organizando para o ano de 2026.
Aguardamos sua participação.
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADAS PARA DOSSIÊS 2026As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.
DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2025
MARÇO DE 2025
Dossiê: Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais
Ementa
A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional.
Editoras Associadas:
Clarilza Prado de Sousa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundação Carlos Chagas - FCC) https://orcid.org/0000-0001-6417-7030
Romilda Teodora Ens (Professora e pesquisadora aposentada na PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3316-1014
Dorra Ben Alaya (Universidade El Manar de Tunis - Tunísia) - d.benalaya@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8277-707X
Prazo de submissão: de 1º a 31 de outubro de 2024
Previsão de publicação: março de 2025, v. 25, n. 84.
JUNHO DE 2025
Dossiê: Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil
Ementa:
As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.
Editores associados:
Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8899-0998
André da Silva Mello (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES) https://orcid.org/0000-0003-3093-4149
Irene Moya-Mata (Universidade de Valência – Espanha) https://orcid.org/0000-0002-9428-5179
Prazo de submissão: de 1º a 31 de janeiro de 2025
Previsão de publicação: junho de 2025 – v. 25, n.85
SETEMBRO DE 2025
Dossiê: Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade
Editoras Associadas:
Caroline Elizabel Blaszko (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9741-2823
Bárbara Amaral Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4278-1661
Myriam Esther Ortiz-Padilla (Universidad Simón Bolívar - Colômbia) https://orcid.org/0000-0001-8964-9428
Ementa:
A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo. Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.
Prazo de submissão: de 1º a 30 de abril de 2025
Previsão de publicação: setembro de 2025 – v. 25, n. 86
DEZEMBRO DE 2025
Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.
Editores associados:
Danilo Araújo de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFM) https://orcid.org/0000-0003-3222-3172
Constantina Xavier Filha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7431-5123
Rita de Cassia Prazeres Frangella (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6392-4591
Monica Vallejo Ruiz, (Universidad de Múrcia, Espanha) https://orcid.org/0000-0002-0461-3926,
Ementa:
Diversas pesquisas no campo curricular têm investigado como se dão os processos de subjetivação nas produções curriculares. As infâncias são tomadas também como instâncias de disputas pelos currículos que desejam produzi-las de certos modos, mostrando objetivos por vezes díspares e não lineares. Nesse sentido, o objetivo desse dossiê é reunir pesquisadoras/es que problematizem que currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias; enfatizamos que, para além dos currículos prescritivos direcionados para as infâncias, existem aqueles currículos feitos com as infâncias, constituídos de criação de possíveis e inventividades para muitas infâncias vivíveis nos currículos, marcados pelas resistências e por devires que fazem proliferar a diferença, o que propomos pôr em debate.
Prazo de submissão: de 20 de junho a 20 de julho de 2025
Previsão de publicação: dezembro de 2025, v. 25, n. 87.
_______________________________________________________________
INDEXADORES
Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326
EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/
Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079
PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125
DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438
Redes Sociais
Qualis A1 atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.