Anúncios

Edição Atual

v. 24 n. 80 (2024): Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade
Publicado: 2024-03-13

Apresentação

Dossiê

Artigos

Ver Todas as Edições

DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2024

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOSSIÊ: Educação em Contextos Humanitários

Ementa: O dossiê aceitará trabalhos que abordem aspectos da Educação em Contextos Humanitários, considerando a garantia do direito à educação nos territórios marcados pela desigualdade, exclusão, e, em especial, pelas migrações e deslocamentos forçados, produzidos por catástrofes naturais, crises sanitárias, conflitos violentos e pelas guerras. Entre os aspectos destacam-se: as políticas e pedagogias na educação para os excluídos, deslocados e refugiados; a educação na promoção do bem-estar frente à pobreza infantil multidimensional; a cooperação internacional para o desenvolvimento educacional em situações humanitárias; a educação em direitos humanos, currículo e justiça social.

Editores Associados:

Ana Maria Eyng (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)

João Casqueira Cardoso (Universidade Fernando Pessoa – UFP – Portugal)

Candido Alberto da Costa Gomes (Instituto Europeu de Estudos Superiores – Portugal)

Maria Teresa Prieto Quezada (Universidad de Guadalajara – México)

Prazo de submissão: até 31 de janeiro de 2024

Previsão de publicação: junho de 2024 – v. 24, n. 81

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOSSIÊ: Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos

Ementa: A editoração de periódicos científicos na área educacional vem se complexificando nos anos recentes, em consonância com as exigências do mercado internacional. Partindo desse pressuposto, o dossiê tem como objetivo publicar artigos que propiciem o aprofundamento de reflexões sobre a gestão de periódicos científicos no campo da Educação; critérios de avaliação de publicações acadêmicas; produção e circulação de revistas científicas; impacto das comunicações acadêmicas na era digital; acesso aberto e sustentabilidade dos periódicos; boas práticas para periódicos científicos; o preprint no contexto da publicação científica; indexação e base de dados de periódicos; entre outros.

Editores associados:

Carlo Schmidt (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM)

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)

Jefferson Mainardes (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG)

 

Prazo de submissão: até 30 de abril de 2024

Previsão de publicação: setembro de 2024 – v. 24, n. 82

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DOSSIÊ: A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial

Ementa:  As tecnologias digitais vêm redesenhando praticamente todas as esferas da vida social desde o seu surgimento. Se, em um passado não muito distante, o acesso a essas tecnologias era ainda relativamente limitado, hoje os aparelhos computacionais são ubíquos em escala global, juntamente com softwares de aplicação de fácil manuseio e conectividade através da rede mundial de computadores. Alguns dos desenvolvimentos mais recentes nesse campo incluem a popularização das tecnologias imersivas (Realidade Aumentada e Realidade Mista), a plataformização de instituições bem como de setores estratégicos da sociedade, a proliferação vertiginosa de artefatos culturais digitais produzidos e distribuídos através de redes sociais, blogs, websites e plataformas, o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial cada vez mais responsivos, entre outros. Para o campo educacional e pedagógico, ao mesmo tempo em que esses avanços abrem novas alternativas e possibilidades, também trazem uma série de desafios e riscos. Diante deste cenário, o presente dossiê pretende dar visibilidade às pesquisas do campo educacional que se ocupam dos mais recentes desenvolvimentos na área de interface entre as tecnologias digitais e a Educação. 

Editores associados:

Bianca Salazar Guizzo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFSM)

Edgar Roberto Kirchof (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA)

Ana Maria Silva Machado (Universidade de Coimbra – UC - Portugal)

 

Prazo de submissão: até 20 de julho de 2024

Previsão de publicação: dezembro de 2024 – v. 24, n. 83.

 

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

 EZ3: 

https://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/searchres.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=de&jq_type1=QS&jq_term1=di%E1logo+educacional

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                             

                                                                                   


                                                     

 

Redes Sociais