Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Infância, Brincadeira, Interação

Resumo

Este artigo é um recorte de macroprojeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo objetivou analisar o processo de materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cinco currículos da Educação Infantil de estados brasileiros - Bahia, Goiás, Pará, Paraná e São Paulo - com ênfase nas concepções de infância, brincar e interação. A investigação fundamenta-se nos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, cuja base epistemológica e ontológica é o método do materialismo histórico-dialético. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a análise documental dos currículos da Educação Infantil dos estados supracitados, e de depoimentos de gestores(as) que participaram de uma intervenção didático-formativa realizada no âmbito do macroprojeto. A análise revela que embora possuam especificidades, os currículos encontram-se em consonância com a BNCC. No processo de elaboração, ficou demarcado o envolvimento de atores públicos e privados, com destaque para as instituições representantes do mercado, a exemplo dos currículos da Bahia, de Goiás e do Paraná. Embora todos anunciem, no âmbito discursivo, a importância das brincadeiras e das interações como eixos estruturantes da Educação Infantil, identificam-se tensões entre a tentativa de adaptação das diretrizes nacionais às realidades locais, risco de padronização e esvaziamento curricular.

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Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Atualmente, é docente vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui Bolsa Produtividade pela Fundação Araucária. É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq), Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Paraná (Progrades).

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Poliana Hreczynski Ribeiro é Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), (2016-2020) e Letras-Libras pela Faculdade UniBF (2022-2024). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPE) na UEM (2020- 2021). Especialista em Libras e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Educação do Paraná. É Doutoranda do PPE/UEM. Professora Colaboradora no Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente é bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi professora de Ensino Superior na Universidade Estadual de Maringá (2022-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Francisco, M. V., Ribeiro, P. H., & Campos, L. G. da C. (2025). Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1719–1734. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03