Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03

Palabras clave:

BNCC, Currículo, Infância, Brincadeira, Interação

Resumen

Este artigo é um recorte de macroprojeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O estudo objetivou analisar o processo de materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em cinco currículos da Educação Infantil de estados brasileiros - Bahia, Goiás, Pará, Paraná e São Paulo - com ênfase nas concepções de infância, brincar e interação. A investigação fundamenta-se nos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, cuja base epistemológica e ontológica é o método do materialismo histórico-dialético. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a análise documental dos currículos da Educação Infantil dos estados supracitados, e de depoimentos de gestores(as) que participaram de uma intervenção didático-formativa realizada no âmbito do macroprojeto. A análise revela que embora possuam especificidades, os currículos encontram-se em consonância com a BNCC. No processo de elaboração, ficou demarcado o envolvimento de atores públicos e privados, com destaque para as instituições representantes do mercado, a exemplo dos currículos da Bahia, de Goiás e do Paraná. Embora todos anunciem, no âmbito discursivo, a importância das brincadeiras e das interações como eixos estruturantes da Educação Infantil, identificam-se tensões entre a tentativa de adaptação das diretrizes nacionais às realidades locais, risco de padronização e esvaziamento curricular.

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Biografía del autor/a

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Atualmente, é docente vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui Bolsa Produtividade pela Fundação Araucária. É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq), Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES) e Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Graduação do Paraná (Progrades).

Poliana Hreczynski Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Poliana Hreczynski Ribeiro é Graduada em Pedagogia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), (2016-2020) e Letras-Libras pela Faculdade UniBF (2022-2024). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPE) na UEM (2020- 2021). Especialista em Libras e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica pelo Instituto Superior de Educação do Paraná. É Doutoranda do PPE/UEM. Professora Colaboradora no Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Atualmente é bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi professora de Ensino Superior na Universidade Estadual de Maringá (2022-2023). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Francisco, M. V., Ribeiro, P. H., & Campos, L. G. da C. (2025). Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1719–1734. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03