Edições anteriores
-
Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade
v. 25 n. 86 (2025)A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo. Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.
-
Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil
v. 25 n. 85 (2025)As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.
-
Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais
v. 25 n. 84 (2025)A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade.
-
A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial
v. 24 n. 83 (2024)O dossiê A Educação no mundo das plataformas, da conectividade e da inteligência artificial foi organizado com o intuito de reunir trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que se dedicam ao estudo dos desenvolvimentos mais recentes no campo de interseção entre as tecnologias digitais e a educação. Nos últimos anos, esse campo tem sido profundamente transformado por fenômenos como a plataformização de instituições e de setores estratégicos da sociedade, a proliferação de artefatos culturais digitais – produzidos e distribuídos em redes sociais, blogs, websites e plataformas – e o avanço dos sistemas de inteligência artificial. Para a área educacional e pedagógica, esses avanços, embora ampliem possibilidades e alternativas, também impõem desafios e riscos significativos, exigindo reflexões críticas e bem fundamentadas.
-
Editoração de periódicos científicos em Educação: tópicos contemporâneos
v. 24 n. 82 (2024)A editoração de periódicos científicos, na área de Educação e em outras áreas, é de alta relevância para a comunidade acadêmica. São os editores de periódicos científicos que garantem que as produções sejam devidamente avaliadas e publicadas. O objetivo deste dossiê foi justamente reunir pesquisas sobre essas temáticas atuais. O dossiê foi organizado com 10 artigos, sendo alguns de ordem mais geral, que abordam questões como a mercadorização do conhecimento, a formação de acadêmicos e balanço dos trabalhos apresentados nas edições do Congressos Nacionais de Editores de Periódicos de Educação (CONEPED) e plágio. Um segundo bloco de artigos discute aspectos da ciência aberta e suas implicações para a editoração científica. O terceiro bloco de artigos se refere a trajetórias e experiências de periódicos da área de Educação.
-
Educação em Contextos Humanitários
v. 24 n. 81 (2024)Este dossiê reúne um conjunto de textos sobre uma problemática que se amplia de modo assustador no contexto contemporâneo. Os fatores de risco e as graves ameaças que afetam crianças, adolescentes, jovens e adultos, nos territórios que fragilizam o acesso, a permanência e a conquista de resultados educativos de qualidade social, demandam políticas e pedagogias inclusivas e interculturais. Pois a precarização da educação (e da saúde) instrumentaliza o aprofundamento dos abismos sociais e internacionais. Entre os artigos aqui reunidos se situam reflexões sobre o direito à educação nos territórios marcados pela desigualdade e exclusão, em especial pelas migrações e deslocamentos forçados, produzidos por catástrofes naturais, crises sanitárias, conflitos violentos e pelas guerras.
-
Mulheres brasileiras: pesquisadoras marcantes na formação de professores na contemporaneidade
v. 24 n. 80 (2024)Este dossiê origina-se da contínua busca da RIPEFOR Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes, em contribuir com a Formação de Professores no Brasil. Esta Rede que é REDE, foi constituída em 2006 e, por meio de um termo de cooperação, participam atualmente 16 grupos de pesquisa que investigam a formação de professores.
-
Estudos sobre educação
v. 23 n. 79 (2023)Neste número, a Revista Diálogo Educacional publica artigos de demanda contínua, relativos a temas que se inserem em seu foco e escopo e que têm grande apelo entre os professores e pesquisadores de nosso país. Tais são estudos sobre formação de professores, Paulo Freire, aprendizagem com apoio em tecnologias educacionais, esfera educacional pública, reforma do ensino médio, judicialização dos conflitos escolares e, por último, artigos de revisão sistemática, sobre os quais se vem debruçando a comunidade de pesquisadores da área educacional. Pela atualidade que aportam, essas pesquisas refletem temas que traduzem as mais recentes inquietações daqueles que se dedicam à educação e cujos resultados foram submetidos a este periódico.
-
Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica
v. 23 n. 78 (2023)O dossiê contempla temáticas relacionadas ao paradigma da complexidade e sua ligação com a educação básica na formação de professores. Os pesquisadores aceitaram o desafio de contribuir com fundamentos para atender a busca de superação da visão tradicional e fragmentada na docência. Trata-se do movimento da visão da complexidade, que propõe a religação dos saberes e, portanto, demanda a produção de um conhecimento transdisciplinar que favoreça à docência na elaboração de estratégias teórico-metodológicas que expressem as complexas configurações sociais, culturais e ideológicas da contemporaneidade.
-
Práticas Emancipatórias Abertas para Sustentabilidade com Ciência e Tecnologias Emergentes
v. 23 n. 77 (2023)O objetivo deste dossiê é explorar iniciativas transformadoras na educação por meio da escolarização aberta, com base teórica e empírica em diversos cenários de aprendizagem formal, informal e não-formal.
-
Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas
v. 23 n. 76 (2023)O dossiê temático pretende compartilhar discussões conceituais, éticas e metodológicas emergentes de pesquisas contemporâneas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil.
-
Arquivos pessoais e/na educação: passados reinscritos no presente
v. 22 n. 75 (2022)O dossiê Escolas criativas, complexidade e consciência planetária tem como proposta apresentar diferentes pesquisas que versam sobre a necessidade de mudanças paradigmáticas nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, as análises envolvem reflexões e práticas que buscam elucidar a necessidade de superação de iniciativas pautadas na fragmentação do conhecimento e no distanciamento entre as disciplinas e dessas em relação à realidade.
-
Educação profissional e tecnológica: formação e práxis
v. 22 n. 74 (2022)Em 2020, pesquisadores do Rio Grande do Sul, que estudam sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a partir da liderança de seus grupos e com a finalidade de desenvolver ações e evidenciar suas produções, iniciaram a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (RGEPT). Assim, a proposta do Dossiê “Educação profissional e tecnológica: formação e práxis” se constitui como um dos esforços da RGEPT no intuito de socializar e divulgar os estudos realizados no âmbito da Educação Profissional.
-
História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
v. 22 n. 73 (2022)Este Dossiê, intitulado História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes é resultado de um processo de estudos e pesquisas sobre a História da educação paranaense. Tem como objetivo disseminar a produção acadêmica resultante de pesquisas desenvolvidas em diferentes níveis e instituições. Reúne um conjunto de 16 artigos que tem como foco central a história das instituições escolares no Paraná, com contribuições de pesquisadores jovens e experientes de diferentes instituições e regiões do Estado.
-
Escolas criativas, complexidade e consciência planetária
v. 22 n. 72 (2022)O dossiê Escolas criativas, complexidade e consciência planetária tem como proposta apresentar diferentes pesquisas que versam sobre a necessidade de mudanças paradigmáticas nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, as análises envolvem reflexões e práticas que buscam elucidar a necessidade de superação de iniciativas pautadas na fragmentação do conhecimento e no distanciamento entre as disciplinas e dessas em relação à realidade.
-
A docência na educação profissional técnica e tecnológica
v. 21 n. 71 (2021) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais (volume II)
v. 21 n. 70 (2021) -
Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada
v. 21 n. 69 (2021)As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.
-
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios teórico-metodológicos no século XXI
v. 21 n. 68 (2021) -
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E (AUTO)FORMAÇÃO DE MULHERES
v. 20 n. 67 (2020) -
Práticas docentes: narrativas e representações sociais
v. 20 n. 66 (2020) -
Estilos de aprendizagem e ensino: novas aplicações na Educação
v. 20 n. 64 (2020) -
Protagonismos femininos, cristianismo e História da Educação
v. 19 n. 63 (2019) -
Instituições escolares: discursos e experiências de inovação pedagógica na escolarização primária no século XX
v. 19 n. 61 (2019)A escola primária desempenhou papel significativo durante quase todo o século XX como lugar de aprendizagem de saberes necessários à modernização social. Esteve, sobretudo, vinculada a função civilizadora imprescindível para levar a cabo um projeto de nação que muitos governantes, lideranças políticas e educadores pretenderam e buscaram consolidar no Brasil e na Europa. Por isso, experiências inovadoras foram levadas a cabo com tal finalidade. Abordá-las da perspectiva da inovação, entendida como numa ampla acepção, que aponta, portanto, para diferentes compreensões, se entende ser necessário abordar nessa proposta de dossiê.
-
Educação digital
v. 19 n. 60 (2019) -
Educação, tecnologias e inclusão digital
v. 18 n. 58 (2018) -
Estado Democrático e Conselhos Municipais de Educação
v. 18 n. 57 (2018) -
Educação online e Educação Aberta: cruzamentos e controvérsias
v. 18 n. 56 (2018)Dossiê organizado pelos professores Edméa Santos, Lúcia Amante (Universidade Aberta de Portugal) e Bento Silva (Universidade do Minho) e artigos de demanda contínua. -
Educação Ambiental
v. 17 n. 55 (2017) -
EDUCERE
v. 17 n. 53 (2017)Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015. -
Políticas de Educação Superior
v. 17 n. 54 (2017) -
Metodologias ativas no ensino superior
v. 17 n. 52 (2017) -
História da Educação e Migrações
v. 17 n. 51 (2017) -
História da Educação Matemática em distintas perspectivas
v. 16 n. 49 (2016) -
Pedagogias e métodos: a matemática nos primeiros anos escolares (1880-1980)
v. 16 n. 48 (2016) -
Educação e Justiça Social
v. 16 n. 47 (2016) -
Pensamento educacional brasileiro e a formação de professores
v. 15 n. 46 (2015) -
Políticas de avaliação na formação de professores
v. 15 n. 44 (2015) -
Cultura e infância: implicações para a formação de professores
v. 14 n. 43 (2014) -
Formação de professores: interlocução universidade e educação básica
v. 14 n. 42 (2014) -
Atuais tendências da metodologia de pesquisa em educação
v. 14 n. 41 (2014) -
Prática pedagógica e formação docente
v. 13 n. 40 (2013) -
Políticas Educacionais em direitos humanos
v. 13 n. 39 (2013) -
Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
v. 13 n. 38 (2013) -
Pesquisa em formação de professores
v. 12 n. 37 (2012) -
Formação de professores e a prática escolar em perspectiva histórica
v. 12 n. 36 (2012) -
Didática e Formação de Professores
v. 12 n. 35 (2012) -
História das disciplinas escolares e cultura escolar
v. 11 n. 34 (2011) -
Representações sociais e formação de professores
v. 11 n. 33 (2011) -
Aprendizagem e conhecimento na formação de professores
v. 11 n. 32 (2011) -
Tecnologia na formação de professores
v. 10 n. 31 (2010) -
Formação continuada
v. 10 n. 30 (2010) -
Violência na Escola
v. 9 n. 28 (2009) -
História e políticas da educação e a formação de professores
v. 9 n. 27 (2009) -
Pós-Graduação e Pesquisa
v. 9 n. 26 (2009) -
História da Educação Matemática
v. 8 n. 25 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
v. 8 n. 24 (2008) -
Revista Diálogo Educacional
v. 8 n. 23 (2008) -
Complexidade
v. 7 n. 22 (2007) -
Reforma Universitária Brasileira
v. 7 n. 21 (2007) -
Conexões do processo de aprendizagem e conhecimento
v. 7 n. 20 (2007) -
Pesquisa em educação
v. 6 n. 19 (2006) -
História da educação Matemática
v. 6 n. 18 (2006) -
Políticas e gestão da educação
v. 6 n. 17 (2006) -
Saberes Docentes
v. 5 n. 16 (2005) -
Mídia e educação olhares multimidiáticos sobre práticas educacionais
v. 5 n. 15 (2005) -
Diferentes olhares sobre a história da Educação
v. 5 n. 14 (2005) -
Educação, comunicação e tecnologia II
v. 4 n. 13 (2004) -
Educação,Comunicação ,tecnologia
v. 4 n. 12 (2004) -
Politicas e gestão da educação Superior
v. 4 n. 11 (2004) -
A didática e a nova cultura da aprendizagem
v. 4 n. 10 (2003) -
Metodologia Politica e Filosofia
v. 4 n. 9 (2003) -
Escola, formação docente,trabalho do professor
v. 4 n. 8 (2003) -
v.2, n.4,
v. 2 n. 4 (2001) -
v. 2 ,n. 3
v. 2 n. 3 (2001) -
v. 1 ,n. 2
v. 1 n. 2 (2000) -
v. 1 ,n. 1
v. 1 n. 1 (2000)