v. 13 n. 39 (2013): Políticas Educacionais em direitos humanos

Publicado: 2013-07-11

Dossiê

  • Educação, direitos humanos e reconstrução social nas políticas contemporâneas de escolarização no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10199
    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Roberto Rafael Dias da Silva
    485-504
  • Education, human rights and social reconstruction in contemporary policies for schooling in Brazil

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8216
    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Roberto Rafael Dias da Silva
    485-504
  • Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10201
    Candido Alberto Gomes, Diogo Acioli, María Teresa Prieto Quezada
    505-520
  • Human rights violation within schools: mirrors game

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8240
    Candido Alberto Gomes, Diogo Acioli, Maria Teresa Prieto Quezada
    505-520
  • Do direito à Educação Superior ao desafio do acesso para todos

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10203
    Lindomar Wessler Boneti, Maria Lourdes Gisi, Sirley Terezinha Filipak
    521-540
  • From the right to higher education to the challenge of access for all

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8258
    Lindomar Wessler Boneti, Maria Lourdes Gisi, Sirley Terezinha Filipak
    521-540
  • Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10207
    Paula Corrêa Henning, Kamila Lockmann
    541-557
  • School inclusion discourses: moralizing ways, humanizing ways

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8270
    Paula Corrêa Henning, Kamila Lockmann
    541-557
  • Movimentos negros e direitos humanos

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10211
    Paulo Vinicius Baptista da Silva, Rosa Amália Espejo Trigo, José Antonio Marçal
    559-581
  • Educação e qualidade: duas faces de um mesmo direito

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10213
    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    583-603
  • Education and quality: two sides of the same right

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8288
    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    583-603
  • Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218
    Ana Maria Eyng, Romilda Teodora Ens
    605-628
  • GUARANTEE OF RIGHTS AND DIALOGUE WITH DIVERSITY IN EVERYDAY SCHOOL OF BASIC EDUCATION

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8300
    Ana Maria EYNG, Romilda Teodora Ens
    605-628
  • Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10224
    Darbi Masson Suficier, Luci Regina Muzzeti, Fábio Tadeu Reina
    629-649
  • SOCIAL TRAJECTORY OF STUDENTS FROM A PUBLIC PREPARATORY COURSE FOR SELECTION TO UNIVERSITY

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8312
    Darbi Masson Suficier[, Luci Regina Muzzeti, Fábio Tadeu Reina
    629-649
  • Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas)

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10227
    Gilberto Ferreira da Silva, Marta Nörnberg
    651-672
  • Senses and meanings of inclusive education: what the professionals of the Training Center of Inclusive Education and Accessibility (CEIA/Canoas) reveal

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8327
    Gilberto Ferreira da Silva, Marta Nörnberg
    651-672
  • Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na Escola de Leitores

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10223
    Vania Finholdt Angelo Leite
    673-689
  • Ensuring the right to education under performance logic: a study carried out at a Readers’ School

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8339
    Vania Finholdt Angelo Leite
    673-689
  • A educação infantil como direito: uma dimensão da materialização das políticas para a infância

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10221
    Faní Quitéria Nascimento Rehem, Vicente de Paula Faleiros
    691-710
  • Early childhood education as a right: a dimension of materialization of policies for children

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8351
    Faní Quitéria Nascimento Rehem, Vicente de Paula Faleiros
    691-710
  • Diversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10217
    Ruth Pavan
    711-727
  • Educação e Direitos Humanos: análise da formação no Ensino Médio e Profissional

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10216
    Eliane Cleide da Silva Czernisz
    729-745
  • EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: ANALYSIS OF THE DEVELOPMENT IN SECONDARY AND PROFESSIONAL SCHOOL LEVELS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8369
    Eliane Cleide da Silva Czernisz
    729-745

Artigos

  • La producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10212
    César Gerónimo Tello
    749-770
  • Ensino rural e legitimação das ações do Estado

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10210
    Flávia Obino Corrêa Werle
    771-792
  • RURAL EDUCATION AND LEGITIMATION OF STATE ACTIONS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8387
    Flávia Obino Corrêa Werle
    771-792
  • Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10206
    Viviane Grimm, Gilson R. de M. Pereira
    793-812
  • Genesis and uses of the discourses of change in the Brazilian educational field

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8399
    Viviane Grimm, Gilson R. de M. Pereira
    793-812

Apresentação

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10197
    Maria Lourdes Gisi
    475-481