GUARANTEE OF RIGHTS AND DIALOGUE WITH DIVERSITY IN EVERYDAY SCHOOL OF BASIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8300Resumo
This study presents a reflection on the possibilities of guaranteeing rights and dialogue with diversity in school life for the effectiveness of basic education with social quality identified in the social representations of the subject in/of the school. The analysis was performed based on diversity of traits and representations of 489 students, 126 parents, 50 teachers, 20 administrators and 39 staff members which are part and mean in the school space on the expectation of rights, fundamental rights and purpose of education at 14 public schools of basic education of Curitiba and metropolitan area, all being located in areas of big social vulnerability. The voices of school subjects confirm and warn about education as expectation of rights and respect as a fundamental right, which shows the need for educational policies that guide the proposals of initial and continuing training of teachers.Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, p. 60-78, jan./mar. 1994.
ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION – AFIRSE. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos? 2012. Disponível em: <http://afirse.ie.ul.pt/>. Acesso em: 10 nov. 2011.
APPLE, M.; BURAS, K. L. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Trad. de Ronaldo Catado Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 309-318.
BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente, e dá outras providencias – ECA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 16 jul. 1990. p. 13563. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id =75648>. Acesso em: 23 jul. 2010.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task= search_result&Itemid=>. Acesso em: 15 nov. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 14 jul. 2010, Seção 1, p. 824. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Item id=866&id=14906&option=com_content&view=article>. Acesso em: 16 nov. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, n. 105, 31 maio 2012, seção 1, p. 48. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&v iew=article&id=17810&itemid=866>. Acesso em: 16 nov. 2012.
CANDAU, V. M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdades e diferenças. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008.
ENS, R. T.; GISI, M. L. Políticas educacionais no Brasil e a formação de professores. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). Políticas de formação do professor: caminhos e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 25-50.
EYNG, A. M. Currículo escolar. 2. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2010.
EYNG, A. M. Convivência e violência nas escolas: a dinâmica dos sujeitos e contextos na configuração do Bullying. In: GISI, M. L.; ENS, R. T. (Org.). Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 70-96.
EYNG, A. M. (Coord.). Projeto educação básica de qualidade para todos: políticas e práticas no contexto das escolas públicas. Curitiba: Observatório de Violências nas Escolas PUCPR, 2007-2013. (mimeo).
FREIRE, P. Direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.
GOMES, N. L. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: MEC, 2007.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. p. 17-44.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNDU. Relatório do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004.
SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SAVIANI, N. de. Currículo no ensino médio: entre o passado e o futuro. Boletim, n. 16, p. 10-19, ago./set. 2005.
VIOLA, S. E. A. Políticas de educação em direitos humanos. In: SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. (Org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-40.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.