Vol. 13 No 39 (2013): Políticas Educacionais em direitos humanos

Publiée: 2013-07-11

Dossiê

  • Educação, direitos humanos e reconstrução social nas políticas contemporâneas de escolarização no Brasil

    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Roberto Rafael Dias da Silva
    485-504
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10199
  • Education, human rights and social reconstruction in contemporary policies for schooling in Brazil

    Rodrigo Manoel Dias da Silva, Roberto Rafael Dias da Silva
    485-504
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8216
  • Violação intraescolar de direitos humanos: jogo de espelhos

    Candido Alberto Gomes, Diogo Acioli, María Teresa Prieto Quezada
    505-520
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10201
  • Human rights violation within schools: mirrors game

    Candido Alberto Gomes, Diogo Acioli, Maria Teresa Prieto Quezada
    505-520
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8240
  • Do direito à Educação Superior ao desafio do acesso para todos

    Lindomar Wessler Boneti, Maria Lourdes Gisi, Sirley Terezinha Filipak
    521-540
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10203
  • From the right to higher education to the challenge of access for all

    Lindomar Wessler Boneti, Maria Lourdes Gisi, Sirley Terezinha Filipak
    521-540
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8258
  • Discursos da inclusão escolar: modos de moralizar, modos de humanizar

    Paula Corrêa Henning, Kamila Lockmann
    541-557
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10207
  • School inclusion discourses: moralizing ways, humanizing ways

    Paula Corrêa Henning, Kamila Lockmann
    541-557
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8270
  • Movimentos negros e direitos humanos

    Paulo Vinicius Baptista da Silva, Rosa Amália Espejo Trigo, José Antonio Marçal
    559-581
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10211
  • Educação e qualidade: duas faces de um mesmo direito

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    583-603
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10213
  • Education and quality: two sides of the same right

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    583-603
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8288
  • Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica

    Ana Maria Eyng, Romilda Teodora Ens
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218
  • GUARANTEE OF RIGHTS AND DIALOGUE WITH DIVERSITY IN EVERYDAY SCHOOL OF BASIC EDUCATION

    Ana Maria EYNG, Romilda Teodora Ens
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8300
  • Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular

    Darbi Masson Suficier, Luci Regina Muzzeti, Fábio Tadeu Reina
    629-649
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10224
  • SOCIAL TRAJECTORY OF STUDENTS FROM A PUBLIC PREPARATORY COURSE FOR SELECTION TO UNIVERSITY

    Darbi Masson Suficier[, Luci Regina Muzzeti, Fábio Tadeu Reina
    629-649
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8312
  • Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas)

    Gilberto Ferreira da Silva, Marta Nörnberg
    651-672
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10227
  • Senses and meanings of inclusive education: what the professionals of the Training Center of Inclusive Education and Accessibility (CEIA/Canoas) reveal

    Gilberto Ferreira da Silva, Marta Nörnberg
    651-672
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8327
  • Garantir o direito à educação sob a lógica performática: um estudo na Escola de Leitores

    Vania Finholdt Angelo Leite
    673-689
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10223
  • Ensuring the right to education under performance logic: a study carried out at a Readers’ School

    Vania Finholdt Angelo Leite
    673-689
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8339
  • A educação infantil como direito: uma dimensão da materialização das políticas para a infância

    Faní Quitéria Nascimento Rehem, Vicente de Paula Faleiros
    691-710
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10221
  • Early childhood education as a right: a dimension of materialization of policies for children

    Faní Quitéria Nascimento Rehem, Vicente de Paula Faleiros
    691-710
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8351
  • Diversidade cultural, desigualdade e exclusão: um encontro com professores da Educação Básica

    Ruth Pavan
    711-727
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10217
  • Educação e Direitos Humanos: análise da formação no Ensino Médio e Profissional

    Eliane Cleide da Silva Czernisz
    729-745
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10216
  • EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: ANALYSIS OF THE DEVELOPMENT IN SECONDARY AND PROFESSIONAL SCHOOL LEVELS

    Eliane Cleide da Silva Czernisz
    729-745
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8369

Artigos

  • La producción de conocimiento en política educacional: entre los nuevos modos de producción de conocimiento y el EEPE

    César Gerónimo Tello
    749-770
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10212
  • Ensino rural e legitimação das ações do Estado

    Flávia Obino Corrêa Werle
    771-792
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10210
  • RURAL EDUCATION AND LEGITIMATION OF STATE ACTIONS

    Flávia Obino Corrêa Werle
    771-792
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8387
  • Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro

    Viviane Grimm, Gilson R. de M. Pereira
    793-812
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10206
  • Genesis and uses of the discourses of change in the Brazilian educational field

    Viviane Grimm, Gilson R. de M. Pereira
    793-812
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i39.8399

Apresentação

  • Editorial

    Maria Lourdes Gisi
    475-481
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10197