Educação e Direitos Humanos: análise da formação no Ensino Médio e Profissional

Autores

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10216

Resumo

Apresenta-se, neste texto, uma análise do Ensino Médio e Profissional como política pública para formação do cidadão e do trabalhador. O foco são os encaminhamentos do Ensino Médio e Profissional a partir da LDBEN 9394/96 e sua relação com o exercício dos direitos humanos e da cidadania. Para tanto, realiza-se uma análise do contexto social, político e econômico objetivando a realização do estudo das normativas norteadoras do Ensino Médio e Profissional. Discutem-se as propostas que sustentam a formação média e profissional e destacam-se os objetivos da formação com base nos direitos humanos e na cidadania, objetivos que, no contexto societário atual, podem levar também ao reforço dos ideais neoliberais ao atender interesses do sistema produtivo. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

da Silva Czernisz, E. C. (2013). Educação e Direitos Humanos: análise da formação no Ensino Médio e Profissional. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 729–745. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10216