Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro

Autores

  • Viviane Grimm Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Jaraguá do Sul, SC - Brasil.
  • Gilson R. de M. Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10206

Resumo

O objetivo do presente estudo é apreender os modos pelos quais certos discursos enfatizam o potencial transformador da educação, assim como explicitar a gênese do discurso pedagógico mudancista. Utilizam-se como fonte de investigação obras selecionadas na bibliografia especializada sobre a história da educação brasileira que, de forma implícita ou explícita, abordam a ênfase dada ao viés mudancista no discurso educacional e, ainda, os artigos publicados na Revista Educação & Sociedade (do n. 1, 1978, ao n. 57, 1996) e na Revista da ANDE (do n. 1, 1981, ao n. 21, 1995). Observa-se que a crença no potencial transformador da educação está relacionada à concepção de homem que emerge na modernidade, influenciada principalmente por uma forma “otimista” de apropriação da abordagem marxista; do mesmo modo, tal crença faz parte de um “estilo de pensamento pedagógico” dos intelectuais da educação tendente a enfatizar a dinamicidade do campo educacional em relação à estrutura social. Este estilo de pensamento faz-se presente já na Primeira República é e revigorado no período de redemocratização do país na década de 1980. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Grimm, V., & R. de M. Pereira, G. (2013). Usos e gênese do discurso mudancista no campo educacional brasileiro. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 793–812. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10206