Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica

Autores

  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar para a efetivação da Educação Básica de qualidade social identificados nas representações dos sujeitos da/na escola. A análise foi realizada  com base na diversidade de traços e nas representações de 489 alunos, 126 pais, 50 professores, 20 gestores e 39 funcionários que circulam e significam o espaço escolar sobre expectativa de direitos, direitos fundamentais e finalidade da educação em 14 escolas públicas de Educação Básica de Curitiba e região metropolitana, sendo todas situadas em locais de grande vulnerabilidade social. As vozes dos sujeitos da escola confirmam e alertam sobre a educação como expectativa de direito e o respeito como direito fundamental, o que mostra a necessidade de políticas educacionais que orientem as propostas de formação inicial e continuada de professores nessa perspectiva.

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Eyng, A. M., & Ens, R. T. (2013). Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 605–628. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218