Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica

Auteurs

  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.
  • Romilda Teodora Ens Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218

Résumé

O estudo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades de garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar para a efetivação da Educação Básica de qualidade social identificados nas representações dos sujeitos da/na escola. A análise foi realizada  com base na diversidade de traços e nas representações de 489 alunos, 126 pais, 50 professores, 20 gestores e 39 funcionários que circulam e significam o espaço escolar sobre expectativa de direitos, direitos fundamentais e finalidade da educação em 14 escolas públicas de Educação Básica de Curitiba e região metropolitana, sendo todas situadas em locais de grande vulnerabilidade social. As vozes dos sujeitos da escola confirmam e alertam sobre a educação como expectativa de direito e o respeito como direito fundamental, o que mostra a necessidade de políticas educacionais que orientem as propostas de formação inicial e continuada de professores nessa perspectiva.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES-MAZZOTTI, A. J. A. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, v. 14, n. 61, p. 60-78, jan./mar. 1994.

ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION – AFIRSE. Revisitar os estudos curriculares: onde estamos e para onde vamos? 2012. Disponível em: <http://afirse.ie.ul.pt/>. Acesso em: 10 nov. 2011.

APPLE, M.; BURAS, K. L. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Trad. de Ronaldo Catado Costa. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BEAUDOIN, M.-N.; TAYLOR, M. Bullying e desrespeito: como acabar com essa cultura na escola. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003. p. 309-318.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente, e dá outras providencias – ECA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 16 jul. 1990. p. 13563. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id =75648>. Acesso em: 23 jul. 2010.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task= search_result&Itemid=>. Acesso em: 15 nov. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 14 jul. 2010, Seção 1, p. 824. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Item id=866&id=14906&option=com_content&view=article>. Acesso em: 16 nov. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, n. 105, 31 maio 2012, seção 1, p. 48. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&v iew=article&id=17810&itemid=866>. Acesso em: 16 nov. 2012.

CANDAU, V. M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdades e diferenças. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, jan./abr. 2008.

ENS, R. T.; GISI, M. L. Políticas educacionais no Brasil e a formação de professores. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Org.). Políticas de formação do professor: caminhos e perspectivas. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 25-50.

EYNG, A. M. Currículo escolar. 2. ed. rev. atual. Curitiba: Ibpex, 2010.

EYNG, A. M. Convivência e violência nas escolas: a dinâmica dos sujeitos e contextos na configuração do Bullying. In: GISI, M. L.; ENS, R. T. (Org.). Bullying nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2011. p. 70-96.

EYNG, A. M. (Coord.). Projeto educação básica de qualidade para todos: políticas e práticas no contexto das escolas públicas. Curitiba: Observatório de Violências nas Escolas PUCPR, 2007-2013. (mimeo).

FREIRE, P. Direitos humanos e educação libertadora. In: FREIRE, A. M. A. (Org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2001.

GOMES, N. L. Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo. Brasília: MEC, 2007.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ. 2001. p. 17-44.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PNDU. Relatório do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004.

SANDER, B. Administração da Educação no Brasil: genealogia do conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SAVIANI, N. de. Currículo no ensino médio: entre o passado e o futuro. Boletim, n. 16, p. 10-19, ago./set. 2005.

VIOLA, S. E. A. Políticas de educação em direitos humanos. In: SILVA, A. M. M.; TAVARES, C. (Org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-40.

Téléchargements

Publiée

2013-07-11

Comment citer

Eyng, A. M., & Ens, R. T. (2013). Garantia de direitos e diálogo com a diversidade no cotidiano escolar da Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 605–628. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10218