Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas)

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado pela Universidade de Barcelona, Espanha, pesquisador do CNPq, professor do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação do Unilasalle, Canoas, RS - Brasil.
  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10227

Resumo

Este artigo examina uma parte dos resultados de uma pesquisa-ação colaborativa em andamento que focaliza o campo da educação intercultural, potencializando a diversidade cultural no contexto do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da rede pública de ensino do município de Canoas. Neste texto, as definições de educação inclusiva reveladas pelos educadores do CEIA são apresentadas e discutidas. Trata-se de uma pesquisa que, metodologicamente, se ancora na abordagem da pesquisa-ação colaborativa, pois tem como eixo articulador a formação e a transformação das práticas cotidianas a partir de um processo de inserção em médio prazo no espaço escolar. As análises apontam para a construção de outra cultura da pesquisa em educação, onde os profissionais da educação que vivem o dia a dia possam viver o deslocamento do lugar clássico de informantes para o lugar de colaboradores do processo investigativo. Observa-se que está em curso a construção do sentido da educação inclusiva como resultado de um processo global, onde os professores, no e com o seu trabalho pedagógico, propõem espaços de vivência e de situações de aprendizagem capazes de garantir as necessidades especiais de seus alunos em turmas regulares. Finalmente, a educação inclusiva acontece quando se inventa, na escola, práticas pedagógicas que apostam na experiência como um princípio organizador do trabalho pedagógico. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Ferreira da Silva, G., & Nörnberg, M. (2013). Sentidos e significados da educação inclusiva: o que revelam os profissionais do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA/Canoas). Revista Diálogo Educacional, 13(39), 651–672. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10227