Ensino rural e legitimação das ações do Estado

Flávia Obino Corrêa Werle

Resumo


A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Brasil, publicou, na década de 1950, o Boletim de Educação Rural. Era um instrumento de política, uma publicação em formato de revista impressa, focalizando as instituições, os atores, o papel da educação e projetos para a área rural. Nesse trabalho se analisa a importância desse impresso, sua função de legitimar as políticas do setor, o conteúdo e o contexto em que ele circulou, bem como as temáticas, artigos, notícias, fatos, documentos administrativos e o conteúdo pedagógico voltado para a vida rural. Conclui-se que tal impresso contribuiu para o estabelecimento de normativas do trabalho docente, para a emulação de práticas exemplares, como estratégia de constituição da identidade profissional dos professores rurais, e de divulgação das políticas expansionistas do setor. 

Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, M. H. C. As revistas pedagógicas e a atualização do professor: a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1992). In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. Educação em Revista: a imprensa periódica e a historia da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 47-76.

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. Imprensa periódica educacional paulista (18901996): catálogo. São Paulo: Plêiade, 1999.

INSTITUTO BRASLEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Estatísticas do século XX. Rio de Janeiro: IBGE, 2008. (CD-ROM).

NÓVOA, A. A imprensa de educação e ensino. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. Educação em Revista: a imprensa periódica e a historia da educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 11-32.

QUADROS, C. Centro de Pesquisas e Orientação Educacional – CPOE/RS: discursos e ações institucionais. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

RIO GRANDE DO SUL. Boletim da Superintendência do Ensino Rural da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, III, n.1, mar. 1954.

RIO GRANDE DO SUL. Boletim da Superintendência do Ensino Rural da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, V, n. 1, jun. 1958.

SILVA, R. I. T. Educação Primária Rural. Porto Alegre: Globo, 1957.




DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat