Ensino rural e legitimação das ações do Estado

Autores/as

  • Flávia Obino Corrêa Werle Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10210

Resumen

A Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Brasil, publicou, na década de 1950, o Boletim de Educação Rural. Era um instrumento de política, uma publicação em formato de revista impressa, focalizando as instituições, os atores, o papel da educação e projetos para a área rural. Nesse trabalho se analisa a importância desse impresso, sua função de legitimar as políticas do setor, o conteúdo e o contexto em que ele circulou, bem como as temáticas, artigos, notícias, fatos, documentos administrativos e o conteúdo pedagógico voltado para a vida rural. Conclui-se que tal impresso contribuiu para o estabelecimento de normativas do trabalho docente, para a emulação de práticas exemplares, como estratégia de constituição da identidade profissional dos professores rurais, e de divulgação das políticas expansionistas do setor. 

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Citas

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Publicado

2013-07-11

Cómo citar

Obino Corrêa Werle, F. (2013). Ensino rural e legitimação das ações do Estado. Revista Diálogo Educacional, 13(39), 771–792. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.10210