v. 11 n. 34 (2011): História das disciplinas escolares e cultura escolar

Publicado: 2011-07-07

Dossiê

  • História da Matemática: história de uma disciplina

    Maria Cristina Araújo de Oliveira, Wagner da Cunha Fragoso
    625-643
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4453
  • A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?

    Wagner Rodrigues Valente
    645-662
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4459
  • Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores

    Elisabete Zardo Búrigo
    663-686
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4465
  • Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história

    Rosilene Beatriz Machado, Cláudia Regina Flores
    687-707
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4471
  • O advento das ciências liceais: materialidade e programas [I]

    Carlos Alberto Silva Beato
    709-729
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4477
  • Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX

    David Antonio da Costa
    731-750
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483
  • O Movimento da Matemática Moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática

    Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
    751-768
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4489
  • O lugar e a forma tomada pela disciplina História da Educação nos currículos de formação de professores (1927-1971)

    Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior
    769-788
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4492
  • Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das “matemáticas modernas” na França dos anos 1970

    Renaud d’Enfert, Hélène Gispert
    789-816
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4498
  • Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil

    Márcio Willyans Ribeiro
    817-834
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501
  • Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência

    Magali Aparecida Silvestre
    835-861
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4504
  • Educando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944)

    Keli Fernanda Rucco Turina, Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
    863-884
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4510
  • A fabricação da disciplina escolar Português

    Clecio Bunzen
    885-911
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4513
  • Interaction university and school: a collaboration between action and speeches

    Gionara Tauchen, Catia Piccolo Viero Devechi, Amarildo Luiz Trevisan
    369-393
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.6581

Artigos

  • Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia

    Sonia Maria de Vargas, Maria Cecilia de Castello Branco Fantina
    915-931
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4519
  • Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação

    Nadia Gaiofatto Gonçalves
    933-949
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522
  • Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná

    Edival Sebastião Teixeira, Letícia Cristina Antunes
    951-969
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525
  • Estratégias de leitura usadas por alunos de Graduação e Mestrado de Educação

    Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
    971-996
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4531
  • Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos

    Alex Verdério, Ivete Janice de Oliveira Brotto
    997-1014
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4537
  • Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso

    Afonso Galvão, Cátia Perfeito, Ricardo Macedo
    1015-1033
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4543

Apresentação

  • Editorial

    Neuza Bertoni Pinto, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
    617-621
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4450

Resenhas

  • Modelo neoliberal e políticas educacionais

    Carlos Alberto Vasconcelos
    1037-1040
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4546