Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Indexadores
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Pesquisa na PUCPR
Submissões
Nominatas
Nominata 2024
Nominata 2023
Nominata 2022
Nominata 2021
Nominata 2020
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 34 (2011): História das disciplinas escolares e cultura escolar
v. 11 n. 34 (2011): História das disciplinas escolares e cultura escolar
Publicado:
2011-07-07
Dossiê
História da Matemática: história de uma disciplina
Maria Cristina Araújo de Oliveira, Wagner da Cunha Fragoso
625-643
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4453
A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?
Wagner Rodrigues Valente
645-662
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4459
Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores
Elisabete Zardo Búrigo
663-686
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4465
Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
Rosilene Beatriz Machado, Cláudia Regina Flores
687-707
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4471
O advento das ciências liceais: materialidade e programas [I]
Carlos Alberto Silva Beato
709-729
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4477
Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX
David Antonio da Costa
731-750
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483
O Movimento da Matemática Moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
751-768
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4489
O lugar e a forma tomada pela disciplina História da Educação nos currículos de formação de professores (1927-1971)
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior
769-788
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4492
Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das “matemáticas modernas” na França dos anos 1970
Renaud d’Enfert, Hélène Gispert
789-816
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4498
Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil
Márcio Willyans Ribeiro
817-834
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501
Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência
Magali Aparecida Silvestre
835-861
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4504
Educando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944)
Keli Fernanda Rucco Turina, Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
863-884
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4510
A fabricação da disciplina escolar Português
Clecio Bunzen
885-911
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4513
Interaction university and school: a collaboration between action and speeches
Gionara Tauchen, Catia Piccolo Viero Devechi, Amarildo Luiz Trevisan
369-393
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.6581
Artigos
Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia
Sonia Maria de Vargas, Maria Cecilia de Castello Branco Fantina
915-931
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4519
Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação
Nadia Gaiofatto Gonçalves
933-949
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522
Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná
Edival Sebastião Teixeira, Letícia Cristina Antunes
951-969
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525
Estratégias de leitura usadas por alunos de Graduação e Mestrado de Educação
Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
971-996
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4531
Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos
Alex Verdério, Ivete Janice de Oliveira Brotto
997-1014
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4537
Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso
Afonso Galvão, Cátia Perfeito, Ricardo Macedo
1015-1033
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4543
Apresentação
Editorial
Neuza Bertoni Pinto, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
617-621
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4450
Resenhas
Modelo neoliberal e políticas educacionais
Carlos Alberto Vasconcelos
1037-1040
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4546
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desenvolvido por
Open Journal Systems