Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 34 (2011): História das disciplinas escolares e cultura escolar
v. 11 n. 34 (2011): História das disciplinas escolares e cultura escolar
Publicado:
2011-07-07
Dossiê
História da Matemática: história de uma disciplina
Maria Cristina Araújo de Oliveira, Wagner da Cunha Fragoso
625-643
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4453
A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?
Wagner Rodrigues Valente
645-662
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4459
Matemática moderna nas salas de aula: protagonismos de professores
Elisabete Zardo Búrigo
663-686
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4465
Cenas de um ensino de Desenho: reflexões metodológicas para a escrita da história
Rosilene Beatriz Machado, Cláudia Regina Flores
687-707
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4471
O advento das ciências liceais: materialidade e programas [I]
Carlos Alberto Silva Beato
709-729
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4477
Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX
David Antonio da Costa
731-750
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483
O Movimento da Matemática Moderna nos boletins da Sociedade Paranaense de Matemática
Alexandra de Oliveira Abdala Cousin
751-768
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4489
O lugar e a forma tomada pela disciplina História da Educação nos currículos de formação de professores (1927-1971)
Geraldo Gonçalves de Lima, Décio Gatti Júnior
769-788
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4492
Uma reforma face ao teste das realidades: o caso das “matemáticas modernas” na França dos anos 1970
Renaud d’Enfert, Hélène Gispert
789-816
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4498
Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil
Márcio Willyans Ribeiro
817-834
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501
Prática de Ensino e Estágios Supervisionados: da observação de modelos à aprendizagem da docência
Magali Aparecida Silvestre
835-861
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4504
Educando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944)
Keli Fernanda Rucco Turina, Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
863-884
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4510
A fabricação da disciplina escolar Português
Clecio Bunzen
885-911
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4513
Interaction university and school: a collaboration between action and speeches
Gionara Tauchen, Catia Piccolo Viero Devechi, Amarildo Luiz Trevisan
369-393
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.6581
Artigos
Formação de professores da educação de jovens e adultos: diversidade, diálogo, autonomia
Sonia Maria de Vargas, Maria Cecilia de Castello Branco Fantina
915-931
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4519
Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação
Nadia Gaiofatto Gonçalves
933-949
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522
Casas familiares rurais e desempenho escolar: um estudo na região sudoeste do Paraná
Edival Sebastião Teixeira, Letícia Cristina Antunes
951-969
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4525
Estratégias de leitura usadas por alunos de Graduação e Mestrado de Educação
Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
971-996
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4531
Educação do campo: materialidade da luta e signos discursivos
Alex Verdério, Ivete Janice de Oliveira Brotto
997-1014
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4537
Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso
Afonso Galvão, Cátia Perfeito, Ricardo Macedo
1015-1033
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4543
Apresentação
Editorial
Neuza Bertoni Pinto, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
617-621
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4450
Resenhas
Modelo neoliberal e políticas educacionais
Carlos Alberto Vasconcelos
1037-1040
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4546
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desenvolvido por
Open Journal Systems