Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501Resumo
O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares.Downloads
Referências
AZEVEDO, A. de. Geografia do Brasil: volume único de 5ª a 8ª série. [S.l.: s. n.], 1951.
AZEVEDO, A. de. Geografia do Brasil: bases físicas, vida humana e vida econômica. São Paulo: Nacional, 1969.
BARBOSA, R. Reforma do ensino primário e várias instituições complementares da instrução pública. In: BARBOSA, R. Obras completas de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, Ministério de Educação e Saúde, 1946. v. X, tomo II.
CARVALHO, C. D. de. Geografia regional do Brasil. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1943.
CASSAB, C. Reflexões sobre o ensino de Geografia. Geografia: Ensino &
Pesquisa, Santa Maria, v. 13, n. 1, p. 43-50, 2009.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos.
Campinas: Papirus, 1998.
CHIZZOTTI, A. As origens da instrução pública no Brasil: análise interpretativa da legislação pública nas origens de sua constituição, seus pressupostos e as implicações para a filosofia da educação. 1975. Dissertação (Mestrado em Educação – Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1975.
COSTA, P. C. G. Geografia e modernidade. São Paulo: Hucitec, 1996.
FERREIRA, W. A. O currículo de Geografia: uma avaliação do programa
de reorientação curricular da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. São Paulo, 2000. Disponível em: <http://egal2009.easyplanners.info/area03/3102_Ferreira_Washington__Aldy.pdf>. Acesso em: 20 set. 2011.
LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 20. ed. São Paulo:
Annablume, 2005.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro. São Paulo: Contexto, 2008.
NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. São Paulo: EPU; MEC, 1976.
PEREIRA, R. M. F. A. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
PROENÇA, A. F. Como se ensina geografia. São Paulo: Melhoramentos, [19--?]. QUAINI, M. Marxismo e geografia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
RESENDE, M. S. A geografia do aluno trabalhador: caminhos para uma prática de ensino. São Paulo: Loyola, 1986.
ROCHA, G. O. A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar
brasileiro (1837-1942). 1996. Dissertação de mestrado apresentada na PUCSP, São Paulo, 1996.
RODRIGUES, D. M. S. O mundo atual: curso fundamental. Belo Horizonte: Bernardo Álvares, 1972.
SODRÉ, N. W. Introdução à geografia: geografia e ideologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1982.
VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.