Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil

Autores/as

  • Márcio Willyans Ribeiro Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501

Resumen

O presente artigo se refere à investigação desenvolvida pelo autor deste sobre a descoberta do estado do conhecimento quanto aos estudos em história da educação sobre a disciplina escolar de Geografia. Em decorrência das leituras, inúmeras informações foram descobertas a partir das fontes bibliográficas consultadas. O período abordado compreende desde a origem como disciplina escolar, na Europa do século XIX, até o contexto da década de 1980 no Brasil. O principal propósito é partilhar reflexões com outros pesquisadores interessados no tema, a partir dos subsídios presentes nas obras de referência. Os autores utilizados são estudiosos da epistemologia da geografia e/ou da história das disciplinas escolares. 

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Ribeiro, M. W. (2011). Origens da disciplina de Geografia na Europa e seu desenvolvimento no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 817–834. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4501