História da Matemática: história de uma disciplina

Maria Cristina Araújo de Oliveira, Wagner da Cunha Fragoso

Resumo


Este artigo apresenta a trajetória histórica da disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, situando-a no contexto de sua institucionalização nos currículos. Trata-se de um estudo local, cujos resultados evidenciam conclusões “glocais”. O estudo revela três momentos de mudanças na condução da disciplina: inicialmente é tratada como uma disciplina de Matemática; num segundo momento, há uma ruptura nessa abordagem e a Matemática passa a ser estudada historicamente; o terceiro momento não caracteriza propriamente uma ruptura, mas a inclusão de novos conteúdos, relativos à história da educação matemática, particularmente à história da Matemática escolar. Tais mudanças são explicadas a partir da renovação do corpo docente, da formação e da atuação em pesquisa dos professores responsáveis pela disciplina, e das possibilidades criadas pela própria natureza da História da Matemática. 

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001 de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, DF, 6 nov. 2001. Disponível em:

. Acesso em: 6 abr. 2010.

CHARTIER, R. La historia o la lectura del tiempo. Espanha: Editorial Gedisa, 2007.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

FRAGOSO, W. C. História da Matemática: uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2011. 210 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2011.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de

História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.

MIGUEL, A.; BRITO, A. de J. A história da matemática na formação do professor de matemática. Caderno CEDES, Campinas, v. 40, p. 47-61, 1996.

RAAD, A. H. Entrevista concedida a Wagner da Cunha Fragoso, 11 mar. 2010, Juiz de Fora.

SILVA, A. M. da. Entrevista concedida a Wagner da Cunha Fragoso, 5 ago. 2010, Juiz de Fora.

SOUTO, R. M. A. História e Educação Matemática - História na formação do professor de matemática. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - “DESAFIOS ATUAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA”, ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 3., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte:

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional de Minas Gerais, 2003. CD-ROM.




DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4453

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat