Produção de material didático para o ensino de História: uma experiência de formação
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4522Resumo
Neste trabalho discute-se uma iniciativa de formação inicial e continuada de professores de História para a educação básica, o Grupo de Estudos Ensino de História - GEEH, que agrega graduandos do curso de História e professores em exercício. São abordados os estudos e produções desenvolvidos em 2009, quais sejam: discussão teórico-metodológica sobre o uso didático de documentos, no primeiro semestre, e desenvolvimento coletivo de um dossiê didático temático, no segundo. A proposição do GEEH funda-se em especial nas proposições de Suzanne Citron, Gemma Traveria, Philippe Perrenoud e Pierre Bourdieu, respectivamente sobre o ensino de História e formação continuada de professores. Para a produção do material didático, a obra de Gemma Traveria, intitulada Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales em la enseñanza de la historia (2005) foi fundamental. O tema escolhido pelo grupo foi Ditadura Militar, com ênfase no Paraná, por várias razões, entre as quais, sua relevância, a preocupação em associar sua problematização aos âmbitos regional e local, e a relativa facilidade de acesso a bibliografias e documentos. Foram identificados documentos relativos ao tema no Arquivo Público do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná. Cada participante escolheu alguns deles e desenvolveu roteiros didáticos, que foram apresentados e discutidos no Grupo, constituindo-se várias versões, até serem aprovados. Ao todo, foram elaborados vinte roteiros didáticos, abrangendo diferentes dimensões do tema, como política, economia, cultura, educação, repressão, movimento estudantil, entre outros. Este dossiê foi disponibilizado no site do GEEH e pretende-se publicá-lo, para distribuição a escolas públicas.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CITRON, S. Ensinar a história hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
PERRENOUD, P. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomadas de consciência. In: PAQUAY, L. et al. (Org.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 161-184.
TRAVERIA, G. T. Enseñar a pensar historicamente: los archivos y las fuentes documentales em la enseñanza de la historia. Barcelona: I.C.E. Universitat Barcelona; Horsori Editorial, 2005.
VIDAL, M. P. R. Solidaris en defensa de la llibertat: refugiats de guerra a
Catalunya (1936-1939). Catalunya: Arxiu Nacional de Catalunya, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.