Educando a sensibilidade: a puericultura como alicerce da moral e do trabalho na Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (Curitiba, 1928-1944)
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4510Resumo
Este texto é parte da pesquisa concluída que explora alguns dos pressupostos da puericultura como prescrição curricular para a Escola Maternal da Sociedade de Socorro aos Necessitados (SSN), criada em Curitiba em 1928. Entre tantas atividades previstas pelos idealizadores daquela instituição de assistência à infância, a Escola Maternal se caracterizou pela preocupação em oferecer a escolarização à infância ali assistida, cobrindo as idades de 0 a 12 anos, em três fases distintas: a creche, o jardim de infância e o curso doméstico. Nela a puericultura, a moral e o trabalho ganhavam relevo, e apresentavam-se como eixos de fundamental importância para a concretização do “objetivo máximo da Escola Maternal: higiene, ordem e disciplina”. Entendidas essas três dimensões da formação como intrinsecamente ligadas à educação do corpo e das sensibilidades, consideramos que o espargir da puericultura, da moral e do trabalho foi realizado com base na desqualificação da maior parte da população não só local, mas brasileira, ainda carente de um “choque de civilidade”. Na documentação captamos ecos de um momento fundador do currículo, a sua prescrição, verificando como a puericultura se articulava à moral na tentativa de desenvolver uma sensibilidade afeita ao mundo do trabalho. Este, por sua vez, era justificado por uma retórica de cunho religioso, assistencial e caritativo para afirmar em corações e mentes infantis o lugar de cada um naquele mundo.Downloads
Referências
AZEVEDO, F. de. A poesia de corpo. Rio de Janeiro: Weiszflog, ([1916] 1961).
BOLTANSKI, L. Puericultura e morale di classe. Tradução Cesare Marconi.
Firenze: Guaraldi, 1972.
BONILHA, L. R.; RIVORÊDO, C. R. Puericultura: duas concepções distintas. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, n. 81, p. 7-13, 2005.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CUNHA, M. V. A escola contra a família. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 447-468.
DE BONI, M. I. M. O espetáculo visto do alto: vigilância e punição em Curitiba (1890-1920). 1985. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1985.
ESCOLA MATERNAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO AOS NECESSITADOS.
Regimento da Escola Maternal de Socorro aos Necessitados, 1928. In: MACEDO, F. R. A. Felicidade pela educação: ensaios pedagógicos da professora Annette Clotilde Macedo. Curitiba: Gerpa, 1952. p. 116-125.
ESCOLA MATERNAL DA SOCIEDADE DE SOCORRO AOS NECESSITADOS.
Relatório oficial apresentado ao Conselho deliberativo da Sociedade de
Socorro aos Necessitados. Anos: 1930, 1932, 1935, 1939.
FREUD, S. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
GAY, P. Guerras do prazer: a experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. v. 5.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
HAMILTON, D. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 45-73, jan./ jun. 2001.
HOBSBAWM, E. J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
KARVAT, E. C. A sociedade do trabalho: discursos e práticas de controle sobre a mendicidade e a vadiagem em Curitiba, 1890-1933. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1998.
KUHLMANN Jr., M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica.
ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
MACEDO, A. C. P. Conferência Pedagógica na Associação Paranaense de Educação, 1928a. In: MACEDO, F. R. A. Felicidade pela educação: ensaios pedagógicos da Professora Annette Clotilde Macedo. Curitiba: Gerpa, 1952. p. 127-134.
MACEDO, A. C. P. Educação Doméstica (Tese apresentada à Conferência
Pedagógica de Belo Horizonte), 1928b. In: MACEDO, F. R. A. Felicidade pela educação: ensaios pedagógicos da Professora Annette Clotilde Macedo. Curitiba: Gerpa, 1952. p. 135-137.
MACEDO, A. C. P. Prova escrita do concurso. Ponto sorteado: adaptação da escola ao ambiente regional. 3 set. 1934. In: MACEDO, F. R. A. Felicidade pela educação: ensaios pedagógicos da Professora Annette Clotilde Macedo. Curitiba: Gerpa, 1952. p. 63-67.
MARTAGÃO GESTEIRA, R. Puericultura. Rio de Janeiro, Pan-Americana. In: AGUIAR, A.; MARTINS, R. M. (Org.). História da pediatria brasileira: coletânea de textos e depoimentos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria & Serviço de Informação Científica Nestlé, 1996.
MONCORVO FILHO, C. A. Histórico da proteção à infância no Brasil 1500-
Rio de Janeiro: Empresa Gráfica Editora Paulo Pongetti, 1927.
NERY, L. Patrícia Ilustre. 1928. In: MACEDO, F. R. A. Felicidade pela educação: ensaios pedagógicos da Professora Annette Clotilde Macedo. Curitiba: Gerpa, 1952. p. 147-148.
PYKOSZ, L. C. A higiene nos grupos escolares curitibanos: fragmentos da história de uma disciplina escolar (1917-1932). 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
ROCHA, S. M. M. O processo de trabalho em saúde e a enfermagem pediátrica: socialidade e historicidade do conhecimento. 1990. Tese (Livre docência) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1990.
ROCHA, S. M. M. Puericultura e enfermagem. São Paulo: Cortez, 1987.
SOCIEDADE DE SOCORRO AOS NECESSITADOS. Relatório oficial apresentado ao Conselho Deliberativo. Anos: 1929 e 1930.
TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. (Org.). A educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
TURINA, K. F. R. Escola maternal: história, assistência e escolarização da infância em Curitiba (1928-1944). 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
VILLELA, H. O. S. Da palmatória à lanterna mágica: a Escola Normal da
Província Fluminense sob a direção de Alambary Luz (1868-1876). 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.