A Matemática do ensino secundário: duas disciplinas escolares?
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4459Resumo
O texto analisa o trajeto histórico do ensino de Matemática no período 1930-1970, do então denominado ensino secundário. O estudo mostra a existência de inúmeros trabalhos relativos à Matemática ensinada nos primeiros anos desse nível escolar. De outra parte, revela a ausência de pesquisas sobre as séries finais. Assim, o artigo foca a atenção nas transformações da Matemática escolar que hoje está presente no ensino médio. Utilizando como referência teórica de estudo as análises da história das disciplinas, o texto reúne argumentos para concluir que, efetivamente, é possível afirmar que existem duas disciplinas escolares de Matemática no mesmo ensino secundário.Downloads
Referências
BICUDO, J. C. O ensino secundário no Brasil e sua atual legislação – de 1931 a 1941 inclusive. São Paulo: Inspetoria do Ensino Secundário, 1942.
CARVALHO, T. M. Lições de matemática: de acordo com o programa do Curso Complementar de Engenharia. Rio de Janeiro: [s.n.], 1938.
CARVALHO, J. B. P. Euclides Roxo e as polêmicas sobre a modernização do ensino de matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino de matemática no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004. p. 86-158.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CUNHA, H. L. Pontos de álgebra complementar. Rio de Janeiro: Tipografia Alba, 1939.
DASSIE, B. A. A matemática do curso secundário na reforma Gustavo
Capanema. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
LIMA, G. Pontos de matemática: segundo os programas dos Cursos
Complementares. São Paulo: Soc. Impressora Paulista Ltda., 1938.
MARQUES, A. S. Tempos pré-modernos: a matemática escolar dos anos 1950. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
MIORIM, M. A. Introdução à história da educação matemática. São Paulo: Atual, 1998.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Ensino Secundário no Brasil – organização – legislação vigente – programas. n. 67. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1952.
OTONE E SILVA, M. C. A matemática do curso complementar da Reforma Francisco Campos. 2006. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
PEIXOTO, R. Elementos de geometria analítica. Rio de Janeiro: Oscar Mano, 1938.
PEIXOTO, R. Elementos de cálculo vetorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Minerva, 1943.
RESNIK, M. Curso de trigonometria. São Paulo: Livraria Acadêmica, 1936.
RIBEIRO, D. F. C. Dos cursos complementares aos cursos clássico e científico: a mudança na organização dos ensinos de matemática. 2006. 252 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
ROCHA, J. L. A matemática do curso secundário na Reforma Francisco Campos. 2001. 228 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
SERRÃO, A. N. Lições de álgebra elementar. Rio de Janeiro: J. R. de Oliveira & C., 1938.
SERRÃO, A. N. Lições de matemática: para médicos e químicos. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1941.
TAVARES, J. C. A Congregação do Colégio Pedro II e os debates sobre o ensino de matemática. 2002. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
THIENGO, E. R. A matemática de Ary Quintella e Osvaldo Sangiorgi: um estudo comparativo. 2001. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Pedagógico da Universidade Federal do Espírito Santo Vitória, Espírito Santo, 2001.
VALENTE, W. R. (Org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino de matemática no Brasil. Brasília: Editora da UnB, 2004a.
VALENTE, W. R. (Org.). A matemática do ginásio: livros para as reformas Campos e Capanema. São Paulo: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, 2004b. 1 CD-ROM.
VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi: um professor moderno. São Paulo: Annablume; CNPq; GHEMAT, 2008.
VALENTE, W. R. (Org.). Osvaldo Sangiorgi e o MMM: um best-seller para o ginásio, um fracasso editorial no colégio. In: FLORES, C. R.; ARRUDA, J. P. (Org.).
A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: contribuição para a história da educação matemática. São Paulo: Annablume; GHEMAT; Capes, 2010. p. 13-40.
VIEIRA, P. A. A nova orientação do ensino. São Paulo; Rio de Janeiro:
Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1937.
VILLELA, L. M. A. GRUEMA: os livros didáticos de matemática de maior vendagem na Companhia Editora Nacional, no período de 1964 a 1980. In: BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C.; SANTOS, M. B. (Org.). A matemática moderna nas escolas do Brasil e de Portugal. Porto Alegre: Redes, 2008. p. 118-132.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.