Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX

Autores

  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483

Resumo

Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo . O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da aritmética para aquela época. Nas considerações finais são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo. 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

da Costa, D. A. (2011). Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 731–750. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483