Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483Resumo
Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo . O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da aritmética para aquela época. Nas considerações finais são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo.Downloads
Referências
BARRETO, R. Serie graduada de mathematica elementar. São Paulo: Escolas Profissionaes Salesianas, 1912. v. 1.
BARRETO, R. Serie graduada de mathematica elementar. São Paulo: Escolas Profissionaes Salesianas, 1915. v. 2.
BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923a. Livro I.
BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923b. Livro II.
BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923c. Livro III.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CHOPPIN, A. Le manuel scolaire, une fausse évidence historique. Revue
Histoire de l’éducation, Paris, n. 117, p. 7-56, 2008.
CLARK, J. U. A primeira República, as escolas graduadas e o ideário do iluminismo no campo da história da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Org.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: Gráfica Faculdade de Educação, 2006. p. 1-7. 1 CD-ROM.
COSTA, D. A. da. A Aritmética escolar no ensino primário brasileiro:
-1946. 2010. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
DEAECTO, M. M. Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-
. São Paulo: Senac, 2002.
HALL, F. H. An elementary arithmetic oral and written. New York: Werner
School Book Co., 1899.
RAZZINI, M. de P. G. A Livraria Francisco Alves e a expansão da escola pública em São Paulo. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE O LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 1., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 2004.
REVISTA DE ENSINO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DO PROFESSORADO PÚBLICO DE SÃO PAULO. São Paulo: Typographia do Diário Oficial, 1902.
ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, primeiro caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891a.
ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, segundo caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891b.
ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, terceiro caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891c.
ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, quarto caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891d.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 1.281 de 24 de abril de 1905. Approva e manda observar o programma de ensino para a eschola modelo e para os grupos escholares. Programma de ensino para os grupos escholares e eschola-modelo. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1905. Tomo XV. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1906.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 2005 de 13 de fevereiro de 1911. Approva e manda observar o programma de ensino para as escolas isoladas do Estado. Programma para as escolas isoladas de São Paulo. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1911. Tomo XXI. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1912.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 248, de 26 de julho de 1894. Approva o regimento interno das escolas publicas. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1894. Tomo IV. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1918.
SÃO PAULO (Estado). Lei n. 88, de 08 de setembro de 1892. Reforma da Instrução Pública do Estado. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1892. 2ª edição. Edição Official. São Paulo: Imprensa Official do Estado, 1938.
SOUZA, R. F. de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1889-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998a.
SOUZA, R. F. de. Espaço da educação e da civilização: origens dos Grupos Escolares no Brasil. In: SOUZA, R. F. de; VALDEMARIN, V. T.; ALMEIDA, J. S. de. O legado educacional do século XIX. Araraquara: Ed. UNESP, 1998b. p. 19-62.
TOLOSA, B. M. Caderno de problemas arithmeticos. 1º anno preliminar. São Paulo: Monteiro Lobato, [192-?]a.
TOLOSA, B. M. Caderno de problemas arithmeticos. 2º anno preliminar. São Paulo: Monteiro Lobato, [192-?]b.
WERLE, F. O. C. O nacional e o local: ingerência e permeabilidade na educação brasileira. Bragança Paulista: Editora Universidade São Francisco, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.