Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX

Auteurs

  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC - Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483

Résumé

Este texto apresenta algumas considerações acerca do ensino de aritmética no ensino primário no período final do século XIX, início do século XX no estado de São Paulo . O instrumental teórico-metodológico utilizado tem origem nos estudos históricos culturais, em particular, no campo da História das Disciplinas Escolares elaborado por André Chervel. Esta pesquisa foi realizada tomando como fontes privilegiadas os livros didáticos. Foram selecionados quatro títulos que ilustram alguns aspectos metodológicos e concepções do ensino da aritmética para aquela época. Nas considerações finais são evidenciadas as características do ensino intuitivo que esteve presente na proposta inicial dos grupos escolares de São Paulo. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARRETO, R. Serie graduada de mathematica elementar. São Paulo: Escolas Profissionaes Salesianas, 1912. v. 1.

BARRETO, R. Serie graduada de mathematica elementar. São Paulo: Escolas Profissionaes Salesianas, 1915. v. 2.

BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923a. Livro I.

BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923b. Livro II.

BUCHLER, G. A. Arithmetica elementar. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1923c. Livro III.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHOPPIN, A. Le manuel scolaire, une fausse évidence historique. Revue

Histoire de l’éducation, Paris, n. 117, p. 7-56, 2008.

CLARK, J. U. A primeira República, as escolas graduadas e o ideário do iluminismo no campo da história da educação. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D.; NASCIMENTO, M. I. M. (Org.). Navegando pela história da educação brasileira. Campinas: Gráfica Faculdade de Educação, 2006. p. 1-7. 1 CD-ROM.

COSTA, D. A. da. A Aritmética escolar no ensino primário brasileiro:

-1946. 2010. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

DEAECTO, M. M. Comércio e vida urbana na cidade de São Paulo (1889-

. São Paulo: Senac, 2002.

HALL, F. H. An elementary arithmetic oral and written. New York: Werner

School Book Co., 1899.

RAZZINI, M. de P. G. A Livraria Francisco Alves e a expansão da escola pública em São Paulo. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO SOBRE O LIVRO E HISTÓRIA EDITORIAL, 1., 2004, Rio de Janeiro. Anais... Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, 2004.

REVISTA DE ENSINO DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DO PROFESSORADO PÚBLICO DE SÃO PAULO. São Paulo: Typographia do Diário Oficial, 1902.

ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, primeiro caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891a.

ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, segundo caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891b.

ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, terceiro caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891c.

ROCA DORDAL, R. Arithmetica escolar: exercicios e problemas para as escólas primarias, familias e collegios. Primeira serie, quarto caderno. São Paulo: Teixeira & Irmãos, 1891d.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 1.281 de 24 de abril de 1905. Approva e manda observar o programma de ensino para a eschola modelo e para os grupos escholares. Programma de ensino para os grupos escholares e eschola-modelo. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1905. Tomo XV. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1906.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 2005 de 13 de fevereiro de 1911. Approva e manda observar o programma de ensino para as escolas isoladas do Estado. Programma para as escolas isoladas de São Paulo. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1911. Tomo XXI. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1912.

SÃO PAULO (Estado). Decreto n. 248, de 26 de julho de 1894. Approva o regimento interno das escolas publicas. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1894. Tomo IV. São Paulo: Typographia do Diario Official, 1918.

SÃO PAULO (Estado). Lei n. 88, de 08 de setembro de 1892. Reforma da Instrução Pública do Estado. Collecção das Leis e Decretos do Estado de São Paulo de 1892. 2ª edição. Edição Official. São Paulo: Imprensa Official do Estado, 1938.

SOUZA, R. F. de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1889-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998a.

SOUZA, R. F. de. Espaço da educação e da civilização: origens dos Grupos Escolares no Brasil. In: SOUZA, R. F. de; VALDEMARIN, V. T.; ALMEIDA, J. S. de. O legado educacional do século XIX. Araraquara: Ed. UNESP, 1998b. p. 19-62.

TOLOSA, B. M. Caderno de problemas arithmeticos. 1º anno preliminar. São Paulo: Monteiro Lobato, [192-?]a.

TOLOSA, B. M. Caderno de problemas arithmeticos. 2º anno preliminar. São Paulo: Monteiro Lobato, [192-?]b.

WERLE, F. O. C. O nacional e o local: ingerência e permeabilidade na educação brasileira. Bragança Paulista: Editora Universidade São Francisco, 2005.

Téléchargements

Publiée

2011-07-07

Comment citer

da Costa, D. A. (2011). Aritmética escolar pelos livros didáticos dos Grupos Escolares de São Paulo: fim do século XIX e início do século XX. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 731–750. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4483