Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso

Autores

  • Afonso Galvão Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF - Brasil.
  • Cátia Perfeito Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Brasília, DF - Brasil.
  • Ricardo Macedo Mestrando do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília, funcionário do Banco do Brasil, Brasília, DF - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4543

Resumo

Nesta pesquisa qualitativa de caráter exploratório, objetivou-se investigar as trajetórias de aprendizagem que levaram um indivíduo a se tornar expert em uma área de conhecimento, à luz das teorias sobre expertise. Buscou-se pesquisar se o processo de desenvolvimento vivenciado coincidia com os fatores apresentados na literatura como determinantes para o alcance da expertise tais como condições ambientais favoráveis, estudo individual deliberado, personalidade e aspectos motivacionais. O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semiestruturada. Foi entrevistado um expert, cujo domínio de expertise é avaliação da aprendizagem. Os resultados sugerem que o participante contou com um ambiente estimulador desde a infância e apresentou forte motivação pessoal para permanecer na área por longo prazo. Aspecto diverso ao apresentado na literatura, que emergiu na pesquisa, diz respeito aos momentos iniciais do desenvolvimento da expertise, em que há indicações de que críticas desfavoráveis, na verdade, estimularam o envolvimento com a área. 

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Galvão, A., Perfeito, C., & Macedo, R. (2011). Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso. Revista Diálogo Educacional, 11(34), 1015–1033. https://doi.org/10.7213/rde.v11i34.4543