v. 8 n. 23 (2008): Revista Diálogo Educacional

Publicado: 2008-07-17

Artigos

  • A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS

    Maria Helena Helena G. F. Dias-da-Silva, Mauro C. Romanatto, Cassia C. Sossolote, Edson C. Inforsato, Cilene R. S. L. Chakur, Ricardo Cusinato, Luci R. Muzetti, Josely K. Oliveira
    15-37
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955
  • LA FORMACIÓN DE PROFESSORES EN ESPAÑA

    Maria Teresa González Astudillo
    39-54
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3961
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO BRASIL

    Ana Maria Ialago, Marilia Claret Geraes Duran
    55-70
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3967
  • CONFIGURAÇÕES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES

    Eduardo A. Terrazzan, Edna Falcão Dutra, Paula Gaida Winch, Andréia Aurélio da Silva
    71-90
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3973
  • PRÁTICAS DA MATEMÁTICA MODERNA NO CURSO DE LICENCIATURA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

    Neuza Bertoni Pinto, Elenir Terezinha Paluch Soares
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3979
  • PROFESSORES NÃO HABILITADOS E OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A TÁBUA DE SALVAÇÃO OU A DESCARACTERIZAÇÃO

    Laurizete Ferragut Passos, Neusa da Silva Cardoso de Oliveira
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3985
  • FÓRUNS DE LICENCIATURA: QUE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

    Joana Paulin Romanowski, Maria Lourdes Gisi, Pura Lúcia Oliver Martins
    121-135
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3991
  • PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS CHEFES DE DEPARTAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

    Márcia Hobold, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
    137-151
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3997
  • A REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO 1997-2002

    Elsa Garrido, Iria Brzezinski
    153-171
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4003
  • EXPERIÊNCIA COLETIVA COM O ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UFT

    Márcio Antônio Cardoso Lima
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4009
  • REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO/PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Maria Socorro Lucena Lima
    195-205
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4015
  • FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE DANÇA: PENSAMENTO DE PROFESSORES

    Luciana Rosa Gualda, Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
    207-220
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4021
  • ASPECTOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO

    Remí Klein, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    221-243
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4027
  • LINGUAGEM E DIFERENÇA: ESPAÇOS E ENCONTROS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO

    Lílian Blanck de Oliveira, Simone Riske-Koch
    245-262
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4033
  • RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E EM VYGOTSKY: DICOTOMIA OU COMPATIBILIDADE?

    Marcilio Lira de Souza Filho
    265-275
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4039
  • BIOÉTICA E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

    Mário Antônio Sanches, Waldir Souza
    277-287
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4045
  • DO CONFESSIONAL AO PLURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

    Cesar Ranquetat Júnior
    289-305
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4051

Apresentação

  • EDITORIAL

    Joana Paulin Romanowski
    9-11
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3949

Resenhas

  • ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO EM DIÁLOGO

    Elcio Cechetti
    309-311
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4057