v. 8 n. 23 (2008): Revista Diálogo Educacional

Publicado: 2008-07-17

Artigos

  • A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955
    Maria Helena Helena G. F. Dias-da-Silva, Mauro C. Romanatto, Cassia C. Sossolote, Edson C. Inforsato, Cilene R. S. L. Chakur, Ricardo Cusinato, Luci R. Muzetti, Josely K. Oliveira
    15-37
  • LA FORMACIÓN DE PROFESSORES EN ESPAÑA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3961
    Maria Teresa González Astudillo
    39-54
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3967
    Ana Maria Ialago, Marilia Claret Geraes Duran
    55-70
  • CONFIGURAÇÕES CURRICULARES EM CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3973
    Eduardo A. Terrazzan, Edna Falcão Dutra, Paula Gaida Winch, Andréia Aurélio da Silva
    71-90
  • PRÁTICAS DA MATEMÁTICA MODERNA NO CURSO DE LICENCIATURA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3979
    Neuza Bertoni Pinto, Elenir Terezinha Paluch Soares
    91-104
  • PROFESSORES NÃO HABILITADOS E OS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A TÁBUA DE SALVAÇÃO OU A DESCARACTERIZAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3985
    Laurizete Ferragut Passos, Neusa da Silva Cardoso de Oliveira
    105-120
  • FÓRUNS DE LICENCIATURA: QUE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3991
    Joana Paulin Romanowski, Maria Lourdes Gisi, Pura Lúcia Oliver Martins
    121-135
  • PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DOS CHEFES DE DEPARTAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3997
    Márcia Hobold, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
    137-151
  • A REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO 1997-2002

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4003
    Elsa Garrido, Iria Brzezinski
    153-171
  • EXPERIÊNCIA COLETIVA COM O ENSINO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DO TOCANTINS – UFT

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4009
    Márcio Antônio Cardoso Lima
    173-193
  • REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO/PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4015
    Maria Socorro Lucena Lima
    195-205
  • FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE DANÇA: PENSAMENTO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4021
    Luciana Rosa Gualda, Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
    207-220
  • ASPECTOS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4027
    Remí Klein, Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    221-243
  • LINGUAGEM E DIFERENÇA: ESPAÇOS E ENCONTROS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4033
    Lílian Blanck de Oliveira, Simone Riske-Koch
    245-262
  • RELAÇÕES ENTRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM PIAGET E EM VYGOTSKY: DICOTOMIA OU COMPATIBILIDADE?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4039
    Marcilio Lira de Souza Filho
    265-275
  • BIOÉTICA E SUA RELEVÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4045
    Mário Antônio Sanches, Waldir Souza
    277-287
  • DO CONFESSIONAL AO PLURAL: UMA ANÁLISE SOBRE O NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4051
    Cesar Ranquetat Júnior
    289-305

Apresentação

  • EDITORIAL

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3949
    Joana Paulin Romanowski
    9-11

Resenhas

  • ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO DOCENTE: CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E ENSINO RELIGIOSO EM DIÁLOGO

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4057
    Elcio Cechetti
    309-311