FÓRUNS DE LICENCIATURA: QUE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?

Autores

  • Joana Paulin Romanowski PUCPR, Curitiba, PR
  • Maria Lourdes Gisi PUCPR, Curitiba, PR
  • Pura Lúcia Oliver Martins PUCPR, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3991

Resumo

Neste artigo, focalizaremos duas experiências de trabalho coletivo: o Programa Licenciar desenvolvido na UFPR e o Fórum de Licenciaturas da PUCPR. As contribuições deste programa e fórum, a formulação das proposições para os cursos de licenciatura no âmbito das instituições e nas definições sobre melhoria da formação realizada nestes cursos, serão analisadas apoiadas na sistematização de Santos (2005) que estabelece, em termos didáticos, diferentes níveis de conhecimento, do nível descritivo ao nível compreensivo, passando pelo nível explicativo. Partimos do pressuposto básico de que os problemas que afetam os cursos de licenciaturas, sobretudo a desarticulação entre teoria e prática na formação de professores, expressam a concepção de conhecimento mais usual cuja ênfase está na sólida formação teórica como base para uma prática conseqüente. Finalizamos com indicativos explicativos das implicações entre Programa Licenciar e os processos de individualização da formação inicial presentes nas atuais tendências e dos limites dos Fóruns no enfrentamento das desarticulações existentes nestes cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALDI, Walter Amaro. A formação do professor no ensino superior: a questão das licenciaturas da UNIVALI. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.

BALZAN, Newton C.; PAOLI, Niuvenius J. P. Licenciaturas: o discurso e a realidade. Ciência e Cultura Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, São Paulo, v. 2, n. 40, fev. 1988.

BRAGA, Mauro Mendes. A licenciatura no Brasil: um breve histórico sobre o período 1973-1987. Ciência e Cultura. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, São Paulo, v. 2, n. 40, fev. 1988.

BRASIL. Presidência da República. Lei 9394/96, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p. 27833-41, dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CP/CNE 01/2002. 08 de abril de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de março de 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CP/CNE 02/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de março, 2002. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2007.

CANDAU, Vera Maria Ferrão (Coord.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987.

DIAS-DA-SILVA, Maria Helena Galvão Frem. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da licenciatura. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, v. 23, n. 2, p. 381-407, 2004.

EVANGELISTA, O. A formação universitária do professor: o debate dos anos 1920 e a experiência paulista dos anos de 1930. In: MORAES, Maria

Célia M. de (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 21-43.

FOERSTE, Erineu. Universidade e formação de professores: um estudo do fórum de licenciatura da universidade federal de Goiás. 1996. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiânia, Goiânia, 1996.

FREITAS, L. C. Neotecnicismo e formação do educador. In: Nilda Alves. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1992. p. 89-102. v. 1.

GISI, Maria Lourdes; PERETTI, Clélia; ZOCOLI, Marilise. Formação de professores para a escola básica: as diretrizes curriculares em questão. In: SIMPÓSIO REGIONAL ANPAE-SUL, GESTÃO DE POLÍTICAS DE IN(EX)CLUSÃO NA EDUCAÇÃO, 3., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: [s.n.], 2003. p.1-12.

MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre o trabalho docente. Educação e Sociedade, v. 28, p. 466-482, 2007.

MARQUES, Carlos Alberto; PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. Fóruns das licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 78, p. 171-186, abr. 2002.

MARTINS, Pura Lúcia Oliver. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, Ilma P. A. V Didática: o ensino suas relações. 12. ed. Campinas: Papirus, 2007. p. 77-101.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto Latino-americano. Educação & Sociedade, v. 28, n. 99, p. 355-375, ago. 2007.

SANTOS, Oder José. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.

______. Fundamentos sociológicos da educação. Belo Horizonte: FUMEC, 2005.

SCHEIBE, Leda. O papel do estado avaliador na formação de professores na perspectiva da ANFOPE. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 4., 2004, Curitiba. Anais... 2004. Curitiba: Champagnat, 2004.

Downloads

Publicado

2008-07-17

Como Citar

Paulin Romanowski, J., Gisi, M. L., & Oliver Martins, P. L. (2008). FÓRUNS DE LICENCIATURA: QUE CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 121–135. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3991