A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS

Maria Helena Helena G. F. Dias-da-Silva, Mauro C. Romanatto, Cassia C. Sossolote, Edson C. Inforsato, Cilene R. S. L. Chakur, Ricardo Cusinato, Luci R. Muzetti, Josely K. Oliveira

Resumo


Sob o impacto da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, o artigo apresenta síntese das reflexões realizadas por uma equipe de docentes da área de Educação, visando a contribuir para a elaboração de projetos políticopedagógicos de cursos de Licenciatura. Concebendo os professores como intelectuais, sob o comprometimento da educação escolar com o conhecimento para interpretar o mundo e os homens, aliado ao compromisso da Universidade com a escola básica, são sugeridas algumas propostas que incluem desde o ingresso dos graduandos e uma concepção de estágio supervisionado, até modalidades de prática como componente curricular, incluindo disciplinas, oficinas e projetos. O artigo aponta também imprescindíveis (pré)condições institucionais para a concretização de projetos reformulados, destacando a necessidade de consolidação de instâncias como Conselho de Cursos de Licenciatura, Central de Estágios e Laboratório Didático, além de profissionalização das relações Universidade-Escola.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955

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