A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS

Autores

  • Maria Helena Helena G. F. Dias-da-Silva Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Mauro C. Romanatto Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Cassia C. Sossolote Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Edson C. Inforsato Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Cilene R. S. L. Chakur Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Ricardo Cusinato Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Luci R. Muzetti Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP
  • Josely K. Oliveira Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955

Resumo

Sob o impacto da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, o artigo apresenta síntese das reflexões realizadas por uma equipe de docentes da área de Educação, visando a contribuir para a elaboração de projetos políticopedagógicos de cursos de Licenciatura. Concebendo os professores como intelectuais, sob o comprometimento da educação escolar com o conhecimento para interpretar o mundo e os homens, aliado ao compromisso da Universidade com a escola básica, são sugeridas algumas propostas que incluem desde o ingresso dos graduandos e uma concepção de estágio supervisionado, até modalidades de prática como componente curricular, incluindo disciplinas, oficinas e projetos. O artigo aponta também imprescindíveis (pré)condições institucionais para a concretização de projetos reformulados, destacando a necessidade de consolidação de instâncias como Conselho de Cursos de Licenciatura, Central de Estágios e Laboratório Didático, além de profissionalização das relações Universidade-Escola.

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Referências

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Publicado

2008-07-17

Como Citar

G. F. Dias-da-Silva, M. H. H., C. Romanatto, M., C. Sossolote, C., C. Inforsato, E., R. S. L. Chakur, C., Cusinato, R., R. Muzetti, L., & K. Oliveira, J. (2008). A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS. Revista Diálogo Educacional, 8(23), 15–37. https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955