A REESTRUTURAÇÃO DAS LICENCIATURAS: ALGUNS PRINCÍPIOS, PROPOSTAS E (PRÉ)CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3955Resumen
Sob o impacto da implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica, o artigo apresenta síntese das reflexões realizadas por uma equipe de docentes da área de Educação, visando a contribuir para a elaboração de projetos políticopedagógicos de cursos de Licenciatura. Concebendo os professores como intelectuais, sob o comprometimento da educação escolar com o conhecimento para interpretar o mundo e os homens, aliado ao compromisso da Universidade com a escola básica, são sugeridas algumas propostas que incluem desde o ingresso dos graduandos e uma concepção de estágio supervisionado, até modalidades de prática como componente curricular, incluindo disciplinas, oficinas e projetos. O artigo aponta também imprescindíveis (pré)condições institucionais para a concretização de projetos reformulados, destacando a necessidade de consolidação de instâncias como Conselho de Cursos de Licenciatura, Central de Estágios e Laboratório Didático, além de profissionalização das relações Universidade-Escola.Descargas
Citas
BRASIL. Presidência da República. Lei 9394/96, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano134, n. 248, p. 27833-41, dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/ 2002 de 08 de abril de 2002. Institui Diretrizes Curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena. Diário Oficial da União, 9 de abril de 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2002 de 03 de março de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. Diário Oficial da União, 04 de março de 2002.
CATANI, D. B. et al. Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CARVALHO, L. M. C. et al. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, Ano IX, v. 09, n. 9/10, p. 211-232, 2003.
CHAKUR, C. R. S. et al. Repensando a reestruturação dos cursos de Licenciatura do campus de Araraquara. Coleção Textos para Debate, Araraquara, n. 1, 2004.
CHAUI, M. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, p. 5-15, set./dez., 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.