A REFLEXÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÓPRIA PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA: CONTRIBUIÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO 1997-2002
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.4003Resumo
Este estudo mapeia e traz as contribuições da pesquisa sobre a Formação do Professor Reflexivo/investigativo encontrada nas dissertações e teses defendidas em 23 programas de pós-graduação em Educação do Brasil, no período 1997-2002. Constitui recorte de levantamento mais amplo sobre o Estado do Conhecimento da Formação de Profissionais da Educação, em que foram analisados 792 títulos. Desse universo levantamos 169 trabalhos, dos quais 14 abordaram aspectos conceituais e teóricos da epistemologia da prática; 20 analisaram experiências nas quais os formadores de professores transformaram seu ensino em objeto de pesquisa, ao mesmo tempo em que os licenciandos foram introduzidos em atividades de reflexão e de investigação; e 135 relataram experiências de formação continuada, fruto de parcerias entre pesquisadores e professores da educação básica ou de movimentos de autoformação.Downloads
Referências
ANDRÉ, M.E.D.A.; ROMANOWSKI, J. O tema da formação de professores nas dissertações e teses (1990-1996). In: ANDRÉ, M. E. D. A. (Org.). Formação dos professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. p. 17-33. (Série Estado do Conhecimento; n. 6).
BORKO, H. Professional development and teacher learning: mapping the terrain. Educational Researcher, Washington, v. 8 n. 33, p. 3-15, 2004.
COCHRAN-SMITH, M. E LYTLE, S. L. The teacher research movement: a decade later. Educational Researcher, Washington, v. 28, n.7, p. 15-25, 1999.
GARRIDO, E. Pesquisa universidade-escola e desenvolvimento profissional do professor. 2000. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
NOFFKE, S. Professional, personal and political dimensions of action research. Review of Research in Education, v. 22, n. 1, p. 305-343, 1997.
PUTNAM, L. L. COSTA, Joan; GARRIDO, J. Francisco. Comunicación empresarial -nuevas tendências en la comunicación para ptencializar la estrategia empresarial. Barcelona: Ediciones Gestion, 2002.
ROMANOWSKI, J. P. As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90. 2000. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ZEICHNER, K. M. Teacher research as professional development for P-12 educators in USA. Educational Action Research Journal, v. 11, n. 2, p. 301-325, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.