v. 13 n. 38 (2013): Metodologia e Tecnologia na Educação Superior

Publicado: 2013-07-11

Dossiê

  • La variable tiempo en la enseñanza universitaria

    Miguel A. Zabalza
    21-47
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7624
  • Teacher’s formation: the construction of teaching and pedagogical activity in Higher Education

    Doris Pires Vargas Bolzan, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Adriana Moreira da Rocha Maciel
    49-68
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7625
  • Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior

    Doris Pires Vargas Bolzan, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Adriana Moreira da Rocha Maciel
    49-68
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7817
  • The university professor who builds up innovative knowledge for a complex, collaborative and dialogical practice

    Jacques de Lima Ferreira, Lucymara Carpim, Marilda Aparecida Behrens
    69-84
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7627
  • O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica

    Jacques de Lima Ferreira, Lucymara Carpim, Marilda Aparecida Behrens
    69-84
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7829
  • Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica

    Taís Fim Alberti, Sérgio Roberto Kieling Franco
    85-115
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7631
  • Docência no curso de Pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa

    Maura Maria Morita Vasconcellos, Cláudia Chueire de Oliveira
    117-137
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7633
  • Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online

    Helena Sá, Marco Silva
    139-160
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7635
  • Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem

    Marilene Ribeiro Resende, Vania Maria de Oliveira Vieira
    161-182
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7637
  • Social network as a means of sharing open educational resources in Higher Education

    Patrícia Lupion Torres, Lilia Maria Marques Siqueira, Elizete Lucia Matos
    183-201
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7639
  • As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no Ensino Superior

    Patrícia Lupion Torres, Lilia Maria Marques Siqueira, Elizete Lúcia Matos
    183-201
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7928
  • Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”

    Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Lázaro Santos
    203-223
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7642
  • E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores

    Andréia de Assis Ferreira, Bento Duarte da Silva
    225-242
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7643
  • Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital

    Luciana Backes, Eliane Schlemmer
    243-266
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7644
  • Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos

    Regina M. S. Puccinelli Tancredi, Evandro Antonio Bertoluci, Iara Suzana Tiggemann
    267-283
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7645
  • Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática

    Edméa Santos, Aline Weber
    285-303
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7646
  • Virtual environment and teaching methodology in Higher Education in on-site modality

    Ettiene Guérios, Sandra Sausen
    305-324
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7647
  • Ambiente virtual e metodologia de ensino na Educação Superior na modalidade presencial

    Ettiene Guérios, Sandra Sausen
    305-324
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8054
  • La educación virtual como la modalidad educativa para las personas con necesidades especiales: solo en la red no hay personas con discapacidad

    Claudio Rama
    325-345
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7641

Artigos

  • Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa

    Cristina Palmeirão, José Pedro Amorim
    349-367
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7638
  • Comprensión de lectura en español por aprendices brasileños

    Luisa Bárbara Specht, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    385-407
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7632
  • Compreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileiros

    Luisa Bárbara Specht, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    385-407
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8078
  • Formação e didática do ensino da Filosofia

    Celso João Carminati
    369-384
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7636

Apresentação

  • Editorial

    Marilda Aparecida Behrens
    9-18
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7622

Documentos

  • O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu

    Ione Ribeiro Valle
    411-437
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7629

Resenhas

  • Resenha

    Ana Paula Araújo Mota, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
    441-445
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7628