Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Indexadores
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Pesquisa na PUCPR
Submissões
Nominatas
Nominata 2024
Nominata 2023
Nominata 2022
Nominata 2021
Nominata 2020
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 38 (2013): Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
v. 13 n. 38 (2013): Metodologia e Tecnologia na Educação Superior
Publicado:
2013-07-11
Dossiê
La variable tiempo en la enseñanza universitaria
Miguel A. Zabalza
21-47
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7624
Teacher’s formation: the construction of teaching and pedagogical activity in Higher Education
Doris Pires Vargas Bolzan, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Adriana Moreira da Rocha Maciel
49-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7625
Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior
Doris Pires Vargas Bolzan, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Adriana Moreira da Rocha Maciel
49-68
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7817
The university professor who builds up innovative knowledge for a complex, collaborative and dialogical practice
Jacques de Lima Ferreira, Lucymara Carpim, Marilda Aparecida Behrens
69-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7627
O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica
Jacques de Lima Ferreira, Lucymara Carpim, Marilda Aparecida Behrens
69-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7829
Formação de professores mediada por tecnologias educacionais em rede: contribuições da perspectiva sócio-histórica
Taís Fim Alberti, Sérgio Roberto Kieling Franco
85-115
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7631
Docência no curso de Pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa
Maura Maria Morita Vasconcellos, Cláudia Chueire de Oliveira
117-137
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7633
Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online
Helena Sá, Marco Silva
139-160
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7635
Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem
Marilene Ribeiro Resende, Vania Maria de Oliveira Vieira
161-182
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7637
Social network as a means of sharing open educational resources in Higher Education
Patrícia Lupion Torres, Lilia Maria Marques Siqueira, Elizete Lucia Matos
183-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7639
As redes sociais como forma de compartilhamento de recursos educacionais abertos no Ensino Superior
Patrícia Lupion Torres, Lilia Maria Marques Siqueira, Elizete Lúcia Matos
183-201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7928
Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira, Lázaro Santos
203-223
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7642
E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores
Andréia de Assis Ferreira, Bento Duarte da Silva
225-242
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7643
Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital
Luciana Backes, Eliane Schlemmer
243-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7644
Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos
Regina M. S. Puccinelli Tancredi, Evandro Antonio Bertoluci, Iara Suzana Tiggemann
267-283
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7645
Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática
Edméa Santos, Aline Weber
285-303
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7646
Virtual environment and teaching methodology in Higher Education in on-site modality
Ettiene Guérios, Sandra Sausen
305-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7647
Ambiente virtual e metodologia de ensino na Educação Superior na modalidade presencial
Ettiene Guérios, Sandra Sausen
305-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8054
La educación virtual como la modalidad educativa para las personas con necesidades especiales: solo en la red no hay personas con discapacidad
Claudio Rama
325-345
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7641
Artigos
Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa
Cristina Palmeirão, José Pedro Amorim
349-367
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7638
Comprensión de lectura en español por aprendices brasileños
Luisa Bárbara Specht, Sandra Regina Kirchner Guimarães
385-407
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7632
Compreensão da leitura em espanhol por aprendizes brasileiros
Luisa Bárbara Specht, Sandra Regina Kirchner Guimarães
385-407
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.8078
Formação e didática do ensino da Filosofia
Celso João Carminati
369-384
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7636
Apresentação
Editorial
Marilda Aparecida Behrens
9-18
PT
EN
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7622
Documentos
O lugar da educação (escolar) na sociologia de Pierre Bourdieu
Ione Ribeiro Valle
411-437
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7629
Resenhas
Resenha
Ana Paula Araújo Mota, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid
441-445
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7628
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desenvolvido por
Open Journal Systems