Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos

Autores

  • Regina M. S. Puccinelli Tancredi vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Carlos, SP - Brasil.
  • Evandro Antonio Bertoluci Faculdade de Tecnologia de Jahu, Jaú, SP - Brasil.
  • Iara Suzana Tiggemann Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Câmpus Catanduva), Catanduva, SP - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7645

Resumo

Nos últimos anos, presenciamos um significativo crescimento de cursos desenvolvidos a distância, que se expandiram em virtude das inovações tecnológicas e das necessidades da população de se capacitar ao longo da vida num formato mais ajustado ao dinamismo atual. Esses cursos alcançaram a formação de professores, sendo muitas e diversificadas as propostas disponíveis de formação inicial e continuada. Todavia, muitos cursos são oferecidos sem cuidados suficientes para proporcionar aos futuros docentes uma formação sólida que lhes permita enfrentar os desafios que o magistério traz aos que nele atuam. Uma das questões diz respeito à promoção da interação nesses cursos, responsabilidade da qual futuros professores não podem se eximir. Assim, o presente artigo busca desenvolver uma reflexão acerca da importância da interação na educação a distância, tomando por experiência a comunicação ocorrida em duas salas virtuais do curso de Pedagogia da UAB-UFSCar, em uma disciplina oferecida para alunos de primeiro módulo. Elegemos a ferramenta e-mail interno para análise, uma vez que entendemos que ela constitui-se em um canal de comunicação de uso bastante disseminado, de rápida utilização e um espaço privativo para troca de mensagens sobre diferentes assuntos. Com o estudo realizado, observamos indícios de criação de laços sociocognitivos e motivacionais que resultaram em situações de acompanhamento, orientação, cobrança, estímulo e construção de conhecimentos. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

M. S. Puccinelli Tancredi, R., Bertoluci, E. A., & Tiggemann, I. S. (2013). Aproximações do/no Ensino a Distância: interação e construção de conhecimentos. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 267–283. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7645