Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”

Autores

  • Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFHT/Uerj), professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/Uerj), Rio de Janeiro, RJ - Brasil
  • Lázaro Santos Senac Rio (Geduc/Senac-RJ), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7642

Resumo

A Educação a Distância destaca-se no contexto educacional atual. A pesquisa que deu origem a este artigo, realizada pelo Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, investigou o processo de tutoria do curso de Pedagogia a distância dessa Universidade. Procuramos conhecer as dificuldades encontradas e as competências necessárias para o exercício da tutoria. A necessidade da construção de uma Didática para cursos não presenciais levou-nos a estudar os processos que ocorrem no interior das práticas pedagógicas virtuais, objetivando aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Diante desse quadro, verificamos que muitos tutores ou docentes à frente do cenário da educação a distância não tiveram na sua formação experiências em tal modalidade. Quando se veem trabalhando nesse ambiente, configura-se um campo de novas descobertas e desafios, mas com o enfrentamento de algumas dificuldades. Os tutores que entrevistados destacaram o desenvolvimento de competências tutoriais como forma de superar tais dificuldades. Portanto, é na tensão entre as dificuldades e as competências dos tutores que acontece o surgimento do novo fazer pedagógico necessário à educação a distância. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

da Silva Gomes de Oliveira, E., & Santos, L. (2013). Tutoria em Educação a Distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 203–223. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7642