Formação e didática do ensino da Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7636Resumo
Neste texto, apresento alguns aspectos em torno das discussões sobre a formação de professores de Filosofia e os desafios do ensino dessa disciplina para alunos de nível Médio. Essas questões vêm ocupando o cenário curricular, além da agenda para professores e pesquisadores, nas últimas décadas, principalmente sobre a sua obrigatoriedade. Neste texto, retomo algumas leituras que considero importantes para essa discussão, pois me remetem a pensar as relações entre os conteúdos ensinados na disciplina, as aprendizagens e os seus desafios metodológicos. Assim, outros aspectos importantes no âmbito da transposição didática exigem que se repensem seus conteúdos, as estruturas de formação e o campo de construção de conhecimentos. Por fim, os aspectos específicos do debate filosófico entre o ensinar Filosofia ou ensinar a filosofar são forçosamente centrais na discussão que elegi para este texto.Downloads
Referências
ALVES, D. A filosofia no ensino médio. São Paulo: Autores Associados, 2002.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União. Brasília, DF, 1996.
CARMINATI, C. J. O ensino de filosofia no II grau: do seu afastamento ao movimento pela sua reintrodução (A Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas - SEAF). 1997. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
CASTANHO, M. E. L. M. A didática no ensino da filosofia no 2º grau. Revista Reflexão, n. 43, 1989.
CHAUÍ, M. Ensinar, aprender, fazer filosofia. Revista do ICHL, v. 2, n. 1, p. 1-10, 1982.
COSTA, M. C. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
D´AMBRÓSIO, U. Um embasamento filosófico para as licenciaturas. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. da. Formação do educador. São Paulo: Unesp, 1996.
DANTAS, R. Filosofia, educação e história. In: KOHAN, W. (Org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FAVARETTO, C. F. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, P. E. et al. A filosofia e seu ensino. São Paulo: Vozes/Educ, 1995. p. 77-85.
GALLO, S. A filosofia e a formação do educador: os desafios da modernidade. In: BICUDO, M. A. V.; SILVA JUNIOR, C. A. da. Formação do educador. São Paulo: Unesp, 1996.
HEGEL, G. W. F. Escritos pedagógicos. México: Fondo de Cultura Económica, 1991.
HORN, G. B. Filosofia no Ensino Médio. In: KUENZER, A. (Org.). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.
JAPIASSÚ, H. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje. São Paulo: Letras & Letras, 1997.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2002.
SILVA, F. L. Por que filosofia no II grau. Revista de Estudos Avançados, p. 157166, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.