E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores

Autores

  • Andréia de Assis Ferreira Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, MG - Brasil.
  • Bento Duarte da Silva UMinho, Braga - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7643

Resumo

Neste texto, colocaremos em discussão, de forma predominante, o referencial teórico que norteou uma pesquisa de doutoramento1 acerca do desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (Brasil), que vivenciaram um processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação - TICE. Destacamos como a colaboração online pode ser potencializadora do desenvolvimento profissional de professores e apresentamos breves exemplos dessa interação mediada pela ferramenta E-group. A partir do conceito de desenvolvimento profissional adotado por Garcia (1999) – como o conjunto de processos e estratégias que facilitam a reflexão dos professores sobre a sua prática, que contribui para que os professores gerem conhecimento prático, estratégico e sejam capazes de aprender com sua experiência –, acreditamos que o grupo colaborativo virtual pode ser um espaço desencadeador e propício para que essas reflexões ocorram. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

de Assis Ferreira, A., & Duarte da Silva, B. (2013). E-group: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 225–242. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7643