Mediação docente e desenho didático: uma articulação complexa na educação online
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7635Resumo
Este artigo é resultado de estudo realizado com o objetivo de investigar como ocorreu a construção do desenho didático e da docência no curso online “Formação de professores para docência online”, que embasou pesquisa interinstitucional realizada no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, envolvendo pesquisadores de dez programas de pós-graduação brasileiros e um de Portugal. O “pensamento complexo” de Morin (2007) foi tomado como base da sustentação teórica para o tratamento dos eixos: a) educação online como fenômeno da cibercultura; b) interatividade como paradigma comunicacional da mediação da aprendizagem em cursos online; e c) desenho didático como dinâmica hipertextual nas interfaces. A investigação se deu a partir de uma perspectiva qualitativa, do estudo de caso e da análise documental. Os resultados obtidos apontaram que mediação docente e desenho didático em cursos online supõem recursividade e agenda de engajamentos específicos: a) clarificar e objetivar as proposições de atividades dirigidas aos cursistas via internet; b) garantir interatividade nas interfaces de comunicação e de conteúdos do ambiente virtual de aprendizagem; c) desenvolver atividades e conteúdos em diferentes linguagens; d) equilibrar número de atividades propostas e o tempo estipulado para a realização; e) promover inclusão digital e cibercultural do discente; f) adequar as atividades que demandam recursos técnicos avançados ao aparato digital acessível aos cursistas. Pôr em prática tais cuidados beneficia a expressão da qualidade na articulação do desenho didático com a mediação docente em cursos via internet, assim como na formação de docentes para mediação da aprendizagem em educação online.Downloads
Referências
ALVES, L. Um olhar pedagógico das interfaces do Moodle. In: ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudo de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.
ALVES, L.; BRITO, M. O ambiente moodle como apoio ao ensino presencial. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/085tcc3.
pdf>. Acesso em: ago. 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LEMOS, A. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In:LEMOS, A.; CUNHA, P. (Org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. p. 11-23.
LEMOS, A. Cibercultura remix. In: SEMINÁRIO “SENTIDOS E PROCESSOS”. São Paulo, ago. 2005. Trabalho apresentado... São Paulo: Itaú Cultural, 2005. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.
pdf>. Acesso em: ago. 2008.
LEMOS, A. O fenômeno mundial dos podcasts. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=118>. Acesso em: jul. 2010.
LEMOS, A.; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina, 1999. p. 19-42.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PULINO FILHO, A. R. Conte com o Moodle no próximo semestre. Disponível em: <http://www.uab.unb.br/index.php/canais/manuais/doc_download/21--manual-moodle>. Acesso em: dez. 2009.
RAMAL, A. Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 185-200.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo:
Paulus, 2007.
SANTOS, E. Educação online como campo de pesquisa-formação: potencialidades das interfaces digitais. In: SANTOS, E.; ALVES, L. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: E-papers, 2006.
SANTOS, E. Educação online para além da EaD: um fenômeno da cibercultura. In: SILVA, M. et al. Educação online: cenário, formação e questões didático--metodológicas. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 267-287, 2009.
SILVA, M. Um convite à interatividade e à complexidade: novas perspectivas comunicacionais para a sala de aula. In: GONÇALVES, M. A. R. (Org.). Educação e cultura: pensando em cidadania. Rio de janeiro: Quartet, 1999. p. 135-167.
SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, M. (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 53-76.
SILVA, M. Exigências para formação do professor na cibercultura. Revista Fonte, v. 5, n. 8, p. 101-104, 2008.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Loyola, 2010.
VALENTE, A. J. Educação a distância: ampliando o leque de possibilidades pedagógicas. Revista Fonte, n. 8, 2008, p. 105-113. Disponível em: <http://www.prodemge.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=112&Itemid=138>. Acesso em: maio 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.