O professor universitário construindo conhecimentos inovadores para uma prática complexa, colaborativa e dialógica
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v13i38.7829Resumo
As considerações e reflexões abordadas neste artigo são resultantes da pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, realizada com 15 professores que atuam em uma Faculdade da Cidade de Curitiba, que desenvolve cursos Superiores de Tecnólogos, e teve como objetivo identificar qual a metodologia de ensino adotada pelos docentes em suas práticas pedagógicas, e se investem em sua formação continuada, tendo em vista os desafios educacionais postos para os profissionais que trabalham com a docência neste novo século. O processo investigativo considerou nas discussões os desafios demandados pela adoção de um fazer educacional inovador, dialógico e cooperativo que de maneira participativa e crítica precisa da adoção de estratégias que estimulem a criatividade, construção e reconstrução de saberes significativos. Nesse contexto inovador o docente precisa levar em conta a prática social, política e econômica. Assim, o professor precisa adotar um novo paradigma da complexidade (MORIN, 2000, 2001, 2009), no qual o processo educativo e metodológico, exige a postura proativa no sentido de investir em seu desenvolvimento profissional contínuo, em especial, os relacionados às práticas pedagógicas, usando os recursos tecnológicos em benefício de uma ação docente mediadora e colaborativa consolidando o seu papel de professor transformador, construtor e agente de mudanças.Downloads
Referências
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