Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa

Autores

  • Cristina Palmeirão Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto - Portugal.
  • José Pedro Amorim Mestre em Psicologia pela Universidade do Porto, doutorando com Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em Ciências da Educação na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto - Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7638

Resumo

Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória,três dimensões essenciais – a relação pedagógica, o currículo e a avaliação – subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda – de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentoshabituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Palmeirão, C., & Amorim, J. P. (2013). Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 349–367. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7638