Programa universitário (50+) ou do questionamento de crenças tomadas pela medusa
DOI :
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7638Résumé
Neste artigo, é nossa intenção refletir e analisar, ainda que de uma forma exploratória,três dimensões essenciais – a relação pedagógica, o currículo e a avaliação – subjacentes à realização por alunos com mais de 50 anos de um Programa Universitário promovido pelo Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Numa expressão que não perfilhamos, diríamos tratar-se de uma oferta “não tradicional” para estudantes “não tradicionais”. Paradoxalmente, este “não” exprime não um défice, mas uma riqueza nada despicienda – de experiências (de vida, profissionais, mas também, as mais das vezes, de educação formal, pelo facto de a maioria dos alunos ser, pelo menos, licenciada), de memórias (passado), bem como de atividade (presente), desejos e expectativas (futuro)! Então, e justamente pelo facto de ser “não tradicional”, este Programa tem, por um lado, implicado um esforço no sentido de repensar alguns dos processos e procedimentoshabituais da Universidade; por outro, tem trazido dados que nos podem levar a questionar algumas crenças associadas à Educação de adultos.Téléchargements
Références
AMORIM, J. P. A educação multicor: à guisa de síntese do seminário “Marcas que marcam os alunos; marcas que marcam os professores”. 2011. Disponível em: . Acesso em: 6 maio. 2011.
AMORIM, J. P.; AZEVEDO, J.; COIMBRA, J. L. And after the access (of “new publics” to higher education): the revolution is not over. In: RANLHE PROJECT CONFERENCE, Faculty of Education, 2011 Apr. 7, Seville. Programme… Seville: University of Seville, 2011.
ANDERSSON, P.; FEJES, A. Recognition of prior learning as a technique for fabricating the adult learner: a genealogical analysis on Swedish adult education policy. Journal of Education Policy, v. 20, n. 5, p. 595-613, 2005.
ANTUNES, M. Educação e sociedade. Lisboa: Sampedro, 1973.
ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Theory in practice: increasing professional effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass, 1974.
AZEVEDO, J. Voos de borboleta: escola, trabalho e profissão. Porto: Asa, 1999.
CANÁRIO, R. Educação de adultos: um campo e uma problemática. Lisboa: Educa; ANEFA, 2000.
CHEN, L.-K. et al. A review and critique of the portrayal of older adult learners in adult education journals, 1980-2006. Adult Education Quarterly, v. 59, n. 1, p. 3-21, 2008.
COIMBRA, J. L.; MENEZES, I. Society of individuals or community strength: community psychology at risk in at risk societies. Journal of Critical Psychology, Counselling and Psychotherapy, v. 9, n. 2, p. 87-97, 2009.
FENWICK, T. J. Experiential learning: a theoretical critique from five perspectives. Columbus: ERIC Clearinghouse on Adult, Career, and Vocational Education, 2001. (Information Series n. 385).
FINGER, M.; ASÚN, J. M. Adult education at the crossroads: learning our way out. London: Zed Books, 2001.
FREIRE, P. Uma educação para a liberdade. Porto: Textos marginais, 1974.
GIL, J. Em busca da identidade – o desnorte. Lisboa: Relógio d’Água, 2009.
GUERREIRO, P. S. Colecção outono-inferno. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2011
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa, II. Crítica de la razón funcionalista. Madrid: Taurus, 1992.
HARRIS, J. Ways of seeing the recognition of prior learning (rpl): what contribution can such practices make to social inclusion? Studies in the Education of Adults, v. 31, n. 2, p. 124-139, 1999.
HUXLEY, A. Sobre a democracia e outros estudos. Lisboa: Livros do Brasil, 1927.
ILLICH, I. Sociedade sem escolas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Revised and updated edition. Cambridge: Englewood Cliffs, 1980.
LYOTARD, J.-F. A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva, 1989.
NATIONAL INSTITUTE OF ADULT CONTINUING EDUCATION – NIACE. An adult higher education: a vision. A policy discussion paper. Leicester: NIACE, 1993.
NIETZSCHE, F. Civilização e decadência e outros textos. Porto: Inova,
--?].
ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. São Paulo: M. Fontes, 1987.
PALMEIRÃO, C. Uma pedagogia para a terceira idade. Contributos. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração e Planificação da Educação) – Universidade Portucalense, Porto, 2000.
PETERS, H. Contested discourses: assessing the outcomes of learning from experience for the award of credit in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 30, n. 3, p. 273-285, 2005.
POUGET, M.; SALLIC, C.; LE SCOUILLER, C. From life histories to recognition and validation: the search for a holistic model and a new ‘accompagnateur’. Available at: . Access on: Feb. 25 2013.
ROBINSON, K.; ARONICA, L. O elemento. Porto: Porto Editora, 2010.
SANDBERG, F.; ANDERSSON, P. RPL for accreditation in higher education: as a process of mutual understanding or merely lifeworld colonisation? Assessment & Evaluation in Higher Education. p. 1-14, 2010.
SANTOS, B. S. Da ideia de universidade à universidade de ideias. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 27-28, p. 11-62, 1989.
TROWLER, P. Angels in marble? Accrediting prior experiential learning in higher education. Studies in Higher Education. v. 21, n. 1, p. 17-30, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.