Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática

Autores

  • Edméa Santos Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.
  • Aline Weber Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ProPEd/Uerj), Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7646

Resumo

Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, apresentamos neste artigo as noções de mobilidade e espaços intersticiais (SANTAELLA, 2010), trazendo as tecnologias móveis como interfaces desses espaços constituídos por ubiquidade e conectividade. Compreendemos a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, como formas de potencializar a educação, visto que não saímos dos espaços físicos para entrar em contato com os ambientes digitais. Discutimos, a partir do referencial de Santos (2005), possibilidades de práticas pedagógicas para uma aprendizagem ubíqua, levando em consideração uma abordagem multirreferencial (ARDOINO, 1998) do currículo. Apresentamos, assim, a criação de atos de currículo (MACEDO, 2011), fazendo dialogar os espaços-tempos da universidade/cidade ciberespaço, dentro do contexto da disciplina Didática, de uma turma de graduação em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Santos, E., & Weber, A. (2013). Educação e cibercultura: aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didática. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 285–303. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7646