Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG - Brasil.
  • Vania Maria de Oliveira Vieira Universidade de Uberaba (Uniube), Uberaba, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7637

Resumo

No contexto da expansão vertiginosa da educação a distância no Brasil, especialmente na formação de professores, o presente trabalho visou investigar quem é o aluno concluinte da Licenciatura em Matemática e como ele descreve sua aprendizagem. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como procedimentos de coleta de dado, questionário e entrevista semiestruturada, aplicados, respectivamente, a 102 e a oito sujeitos. Procedemos à análise de conteúdo conforme os pressupostos de Bardin (1979). Dialogamos com os seguintes autores: Belloni (1999), Gatti (2009), González Rey (2006), Manrique e André (2006), Pozo (2002) e Preti (2005). Os dados analisados nos permitiram verificar na perspectiva dos sujeitos: a centralidade do aluno no processo de aprendizagem, enfatizando a disciplina, o esforço pessoal e a organização do tempo; a aprendizagemcaracterizada pela busca e pesquisa; a interação e o diálogo como elementos indispensáveis; as mudanças de atitudes em relação à Matemática e ao seu ensino. O que mais se destacou foi o grau de satisfação do aluno em relação à aprendizagem, não só dos conteúdos específicos, mas também dos pedagógicos e didáticos. 

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Referências

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Ribeiro Resende, M., & de Oliveira Vieira, V. M. (2013). Formação do professor de Matemática na modalidade a distância: o que pensam os alunos sobre sua aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 161–182. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7637