Docência no curso de Pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa

Autores

  • Maura Maria Morita Vasconcellos Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil.
  • Cláudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7633

Resumo

O artigo analisa resultado de pesquisa realizada em uma universidade pública relativa à docência e à formação pedagógica na qual um dos objetivos foi conhecer percepções de estudantes e docentes a respeito da qualidade do ensino de graduação nessa universidade. Pautado em uma abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, foram levantados dados sobre trabalho docente, qualidade do ensino e formação docente num curso de Pedagogia. O método hermenêutico-dialético foi utilizado como modelo de análise dos dados. O questionário foi o instrumento da coleta de dados de nove docentes e 84 estudantes desse curso de graduação. Como resultados, foram identificados problemas referentes à atuação do professor, ao comportamento de alunos e à organização do curso. Sobre a atuação do professor, priorizada neste texto, destacam-se problemas quanto à didática, à incoerência entre teoria e prática e ao compromisso docente, o que remete, necessariamente, à questão da formação docente. A investigação colocou em evidência a vulnerabilidade do trabalho docente que, mesmo praticado por docentes da área pedagógica, não está livre de ser considerado inadequado, especialmente quandos os discursos não são acompanhados de práticas correspondentes. 

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Publicado

2013-07-11

Como Citar

Morita Vasconcellos, M. M., & Chueire de Oliveira, C. (2013). Docência no curso de Pedagogia: uma relação paradoxal entre a teoria e a prática formativa. Revista Diálogo Educacional, 13(38), 117–137. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7633