v. 5 n. 16 (2005): Saberes Docentes

Publicado: 2005-07-17

Dossiê

  • SABERES DOCENTES E OS DETERMINANTES DA PRÁTICA SOCIAL

    Joana Paulin Romanowski, Lílian Anna Wachowicz, Pura Lúcia Oliver Martins.
    11-23
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7904
  • MARCAS HISTÓRICAS DA MATEMÁTICA MODERNA NO BRASIL

    Neuza Bertoni Pinto.
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7916
  • NOTAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA: UM ELO ENTRE PESQUISA E ENSINO

    Aparecida Rodrigues Silva Duarte.
    39-54
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7922
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PORTUGAL:BREVE ROTEIRO HISTÓRICO

    Helena Castanheira Henriques.
    55-74
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7934
  • DO ENGENHEIRO AO LICENCIADO:SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DAPROFISSIONALIZAÇÃO DO PROFESSOR DEMATEMÁTICA NO BRASIL

    Wagner Rodrigues Valente.
    75-94
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7946
  • A RECEPÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA COM A POESIA

    Alice Áurea Penteado Martha.
    95-104
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7952
  • A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

    Jayme Ferreira Bueno.
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7964
  • O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL:DISCURSO E PODER FRENTE AO PLURALISMO RELIGIOSO

    Sylvio Fausto Gil Filho
    121-145
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7970
  • TEMATIZANDO O ENSINO RELIGIOSO – IDENTIDADE E DES-IDENTIFICAÇÕES

    Celma Christina Cruz da Rocha.
    147-166
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7982
  • LA FORMAZIONE DEGLI INSEGNANTI DI RELIGIONE NELL’UNIONE EUROPEA

    Flavio Pajer.
    167-183
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7988
  • HÁ LUGAR PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA?

    Viviane Cristina Cândido.
    185-207
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7994
  • SISTEMA CATÓLICO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NO BRASIL: UMA NOVA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL E DE GESTÃO EDUCACIONAL

    Manoel Alves.
    209-228
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8000
  • O CONTEXTO PLURALISTA PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO

    Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Luiz Alberto Sousa Alves.
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8006
  • A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: LEITURAS E TESSITURAS

    Lilian Blanck de Oliveira
    247-267
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8012
  • OS SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL

    Marilda Aparecida Behrens, Iliana Juracy Amorim Biscaia Machado.
    269-280
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8018
  • A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM XEQUE

    Guilherme Marback Neto
    281-292
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8024
  • ANÍSIO TEIXEIRA, PROFESSOR DE PROFESSORAS: UM ESTUDO SOBRE MODELOS DE PROFESSOR E PRÁTICAS DOCENTES (RIO DE JANEIRO, 1932-1935)

    Diana Gonçalves Vidal.
    293-214
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8030