SISTEMA CATÓLICO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NO BRASIL: UMA NOVA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL E DE GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Manoel Alves. Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8000

Resumo

A presente reflexão retoma de forma sintética a trajetória da Escola Católica no Brasil com o propósito de situá-la, enquanto instituição social, no conjunto das forças históricas que com ela interagem, especialmente as do mercado de educação privada e das políticas públicas de financiamento em educação. A partir deste contexto analisa sua estrutura organizacional enquanto sistema educacional privado e confessional no atual contexto da educação privada brasileira propondo novas formas de organização em rede e um novo modelo de gestão para poder superar o processo de acentuada retração de sua presença no cenário da educação brasileira em que se encontra. Propomos instaurar o debate sobre a oportunidade e a urgência em implantar um Sistema Católico de Ensino no país.

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Publicado

2005-07-17

Como Citar

Alves., M. (2005). SISTEMA CATÓLICO DE EDUCAÇÃO E ENSINO NO BRASIL: UMA NOVA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL E DE GESTÃO EDUCACIONAL. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 209–228. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.8000

Edição

Seção

Dossiê