HÁ LUGAR PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA?

Autores

  • Viviane Cristina Cândido. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7994

Resumo

Em nossa dissertação, estudamos as fontes do discurso sobre o Ensino Religioso. Para este artigo, considerados os limites desta forma de apresentação, escolhemos apresentar as concepções do Grupo do Não e as reflexões decorrentes para o ER. Ao nos decidirmos pelas fontes a serem utilizadas no trabalho original, optamos por aquelas ligadas à formação da opinião pública, em duas vias: os trabalhos publicados no site: www.strbrasil.com.br. e os artigos publicados pelo jornal Folha de São Paulo. Neste artigo, no entanto, traremos apenas a primeira por considerarmos as questões apresentadas, embora relativas ao Estado de São Paulo, relevantes para o fazer pedagógico do ER em todo o país. Apresentamos a Sociedade da Terra Redonda e seu discurso e compreensão do Ensino Religioso, trabalhando um a um, os textos publicados neste site e apontando as concepções implícitas neste discurso. Como embasamento teórico para compreensão dessa fonte, apresentamos uma leitura do pensamento de Fritjof Capra, relativo à relação entre fé e ciência e de Alain Touraine acerca da modernidade. Para a reflexão acerca da educação e da escola, trazemos Luckesi e Anísio Teixeira. O que pretendemos é contribuir com um avanço na reflexão em busca das bases epistemológicas de um ER possível na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANDIA, Antônio Carlos. Sociedade da terra redonda: educação religiosa e ensino público. Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set. 2002.

CÂNDIDO, Viviane Cristina. O ensino religioso em suas fontes: uma contribuição para a epistemologia do ER, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Nove de Julho. São Paulo, SP: 2004.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 24. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2003.

CARON, Lurdes. (Org.). O ensino religioso na nova LDB: histórico, exigências, documentário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

DURANT, Will. A história da filosofia. Tradução de Luiz C. do N. Silva. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1991. Título Original: The story of Phylosophy.

ECO, Umberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que crêem os que não crêem? 4. ed. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2000. p. 160.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

______. O ensino religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros curriculares nacionais: ensino religioso. 2. ed. São Paulo, SP: Ave Maria, 1997.

GONÇALVES FILHO, Tarcizo. Ensino religioso e a formação do ser político: uma proposta para a consciência de cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

INOUE, Ana Amélia; MIGLIORI, Regina de Fátima; D’AMBROSIO, Ubiratan. Temas transversais e educação em valores humanos. São Paulo, SP: Petrópolis, 1999.

KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo, SP: Paulinas, 1993.

LOYOLA, Rodrigo. Sobre a ciência, o ateísmo e outras formas de sabedoria. Disponível em: <http://www.icb.ufmg.br/~franc/cool/ciencia/ crencas.html>. Acesso em: 31 jan. 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo, SP: Cortez, 1994.

PADEN, William E. Interpretando o sagrado: modos de conceber a religião. São Paulo, SP: Paulinas, 2001.

QUEIROZ, José J. (org.). Ética no mundo de hoje. São Paulo, SP: Paulinas, 1985.

SCHWARTSMAN, Hélio. Sociedade da terra redonda: o parlamentar que votou contra Deus. Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set 2002.

SECRETARIADO PARA OS NÃO-CRISTÃOS. A igreja e as outras religiões: diálogo e missão – documentos da igreja católica. 2. ed. São Paulo, SP: Paulinas, 2002.

SOTTOMAIOR, Daniel. Sociedade da terra redonda: ensino religioso nas escolas. Qual Deus? Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set 2002.

TEIXEIRA, Anísio. A educação e a crise brasileira. São Paulo, SP: Cia. Editora Nacional, 1956.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

VALDEJÃO, Renata de Gáspari. Religião será facultativa para os alunos. Folha de São Paulo, São Paulo, SP: 18 ago. 2001. p. C5.

VIESSER, Lizete Carmem. Um paradigma didático para o ensino religioso. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Cândido., V. C. (2005). HÁ LUGAR PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA?. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 185–207. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7994

Edição

Seção

Dossiê