HÁ LUGAR PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA?

Authors

  • Viviane Cristina Cândido. PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7994

Abstract

Em nossa dissertação, estudamos as fontes do discurso sobre o Ensino Religioso. Para este artigo, considerados os limites desta forma de apresentação, escolhemos apresentar as concepções do Grupo do Não e as reflexões decorrentes para o ER. Ao nos decidirmos pelas fontes a serem utilizadas no trabalho original, optamos por aquelas ligadas à formação da opinião pública, em duas vias: os trabalhos publicados no site: www.strbrasil.com.br. e os artigos publicados pelo jornal Folha de São Paulo. Neste artigo, no entanto, traremos apenas a primeira por considerarmos as questões apresentadas, embora relativas ao Estado de São Paulo, relevantes para o fazer pedagógico do ER em todo o país. Apresentamos a Sociedade da Terra Redonda e seu discurso e compreensão do Ensino Religioso, trabalhando um a um, os textos publicados neste site e apontando as concepções implícitas neste discurso. Como embasamento teórico para compreensão dessa fonte, apresentamos uma leitura do pensamento de Fritjof Capra, relativo à relação entre fé e ciência e de Alain Touraine acerca da modernidade. Para a reflexão acerca da educação e da escola, trazemos Luckesi e Anísio Teixeira. O que pretendemos é contribuir com um avanço na reflexão em busca das bases epistemológicas de um ER possível na escola.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CANDIA, Antônio Carlos. Sociedade da terra redonda: educação religiosa e ensino público. Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set. 2002.

CÂNDIDO, Viviane Cristina. O ensino religioso em suas fontes: uma contribuição para a epistemologia do ER, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Nove de Julho. São Paulo, SP: 2004.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. 24. ed. São Paulo, SP: Cultrix, 2003.

CARON, Lurdes. (Org.). O ensino religioso na nova LDB: histórico, exigências, documentário. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

DURANT, Will. A história da filosofia. Tradução de Luiz C. do N. Silva. São Paulo, SP: Nova Cultural, 1991. Título Original: The story of Phylosophy.

ECO, Umberto; MARTINI, Carlo Maria. Em que crêem os que não crêem? 4. ed. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2000. p. 160.

FIGUEIREDO, Anísia de Paulo. Ensino religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

______. O ensino religioso no Brasil: tendências, conquistas, perspectivas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

FORUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros curriculares nacionais: ensino religioso. 2. ed. São Paulo, SP: Ave Maria, 1997.

GONÇALVES FILHO, Tarcizo. Ensino religioso e a formação do ser político: uma proposta para a consciência de cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

INOUE, Ana Amélia; MIGLIORI, Regina de Fátima; D’AMBROSIO, Ubiratan. Temas transversais e educação em valores humanos. São Paulo, SP: Petrópolis, 1999.

KÜNG, Hans. Projeto de ética mundial: uma moral ecumênica em vista da sobrevivência humana. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo, SP: Paulinas, 1993.

LOYOLA, Rodrigo. Sobre a ciência, o ateísmo e outras formas de sabedoria. Disponível em: <http://www.icb.ufmg.br/~franc/cool/ciencia/ crencas.html>. Acesso em: 31 jan. 2004.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo, SP: Cortez, 1994.

PADEN, William E. Interpretando o sagrado: modos de conceber a religião. São Paulo, SP: Paulinas, 2001.

QUEIROZ, José J. (org.). Ética no mundo de hoje. São Paulo, SP: Paulinas, 1985.

SCHWARTSMAN, Hélio. Sociedade da terra redonda: o parlamentar que votou contra Deus. Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set 2002.

SECRETARIADO PARA OS NÃO-CRISTÃOS. A igreja e as outras religiões: diálogo e missão – documentos da igreja católica. 2. ed. São Paulo, SP: Paulinas, 2002.

SOTTOMAIOR, Daniel. Sociedade da terra redonda: ensino religioso nas escolas. Qual Deus? Disponível em: <http://www.strbrasil.com.br>. Acesso em: 05 set 2002.

TEIXEIRA, Anísio. A educação e a crise brasileira. São Paulo, SP: Cia. Editora Nacional, 1956.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

VALDEJÃO, Renata de Gáspari. Religião será facultativa para os alunos. Folha de São Paulo, São Paulo, SP: 18 ago. 2001. p. C5.

VIESSER, Lizete Carmem. Um paradigma didático para o ensino religioso. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Published

2005-07-17

How to Cite

Cândido., V. C. (2005). HÁ LUGAR PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA?. Revista Diálogo Educacional, 5(16), 185–207. https://doi.org/10.7213/rde.v5i16.7994